Home > Acontece > Acontece no Mercado > Qual é o perfil dos trainees e o que eles pensam?

Qual é o perfil dos trainees e o que eles pensam?

Por Felipe Martins

Você acabou de se formar na graduação. Ou está quase se formando. E agora? O que pretende fazer? Qual é o seu objetivo? Muitos responderão: “quero conseguir uma vaga de trainee em uma boa empresa”. Se você está entre estas pessoas, aqui vão algumas informações sobre candidatos que possuem este perfil profissional e o que eles pensam.

Consultoria especializada na preparação de jovens, a Seja Trainee, realizou a primeira edição da pesquisa sobre os trainees brasileiros. A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013 com 380 jovens que se candidataram nos principais processos seletivos de trainee do país.

O resultado da pesquisa mostra um perfil geral destes candidatos:

  • Idade aproximada de 24 anos;
  • Possuem inglês avançado ou fluente (95%);
  • Fizeram ou ainda fazem estágio (92%);
  • Estudaram em faculdades públicas (70%);
  • Possuem alguma experiência internacional (67%);
  • Fizeram algum tipo de trabalho voluntário (54%).

Mas o que eles pensam sobre os programas de trainee? O alto salário é o mais valorizado? Não! 61% dos entrevistados disseram que “treinamentos feitos nas empresas” são mais valorizados, seguidos de “Job Rotation” (54%) e “programas de Coaching e Mentoring” (52%). E qual é o principal critério de escolha dos programas? 52% deles disseram que a área de trabalho foi a principal motivação.

Os resultados da pesquisa também mostram as opiniões dos candidatos sobre os próprios processos seletivos. E qual é a principal busca destes jovens? 61% deles disseram que é a busca por feedbacks dos recrutadores. E é aqui que a situação se inverte: em uma escala “de 0 a 5”, a nota para feedbacks oferecidos foi de somente 2,51. Com 69% dos pesquisados insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o feedback recebido.

E é justamente a falta de contatos e feedbacks a principal reclamação que recebemos dos candidatos no VAGAS.com.br. Primeiramente, é necessário esclarecer aos leitores e candidatos que quem conduz os processos seletivos são as próprias empresas que disponibilizam oportunidades no site do VAGAS. E sabendo que a falta de contatos e feedbacks acontece com frequência, a VAGAS fez o prêmio VAGAS 10+ o qual incentiva empresas a realizarem este tipo de contato com os candidatos.

Para Kleber Piedade, sócio-fundador da Seja Trainee, “dar total assistência às dúvidas e ansiedades dos candidatos é fundamental, já que um programa de trainee, além de ter o intuito de atrair novos talentos, também é um investimento na marca da empresa”. Ele ainda diz: “os números mostram que hoje em dia os jovens têm buscado mais oportunidades que favoreçam o desenvolvimento profissional, do que aquelas que ofereçam apenas um benefício imediato, como o salário, mas que lhe dão chances de crescimento”.

Confira vagas de estágio e programas de trainee