Home > Acontece > Acontece no Mercado > Qual é o objetivo do currículo, afinal?

Qual é o objetivo do currículo, afinal?

Entenda por que esse documento é tão importante para todas as etapas da sua carreira

Muita gente pensa que o objetivo do currículo é simplesmente o de formalizar sua candidatura a uma vaga de emprego. Se você pensa dessa forma, provavelmente esteja trabalhando nesse documento ou preenchendo um formulário online da forma errada. Isso porque o currículo pode fazer muito mais pela sua carreira. De forma geral, ele deve ser a sua melhor publicidade como profissional. E deve resumir suas experiências, realizações, competências, conhecimentos e formação.

Objetivo do currículo: o que ele pode fazer por você

Contar a sua história

O currículo permite que você conte sua história profissional de forma clara e objetivo. Além de descrever sua experiência, você pode mencionar seus principais resultados ao longo do documento. A ideia principal é contar a história de quem você é e o que você já fez, destacando os principais pontos.

Descobrir quem você é

Você já se surpreendeu com a quantidade de coisas interessantes que já fez na carreira ao escrever seu currículo? Se você estiver começando a vida profissional, talvez ainda não tenha passado por isso, mas ainda vai passar. Muitas vezes, vamos acumulando resultados e experiências e nem nos damos conta do quanto já evoluímos desde o nosso primeiro emprego. O currículo ajuda a ver tudo isso para descobrir quem nós somos profissionalmente.

Falar por você

Na primeira etapa do processo seletivo, você não está frente a frente com o recrutador. É o currículo que fala por você e se apresenta. Portanto, se for bem escrito e organizado, ele demonstrará que você tem capacidade de comunicação e organização.

Conseguir uma entrevista

No final das contas, o objetivo do currículo é fazer com que você passe pelo primeiro funil do processo seletivo e consiga chegar a uma entrevista com o recrutador ou, pelo menos, a uma dinâmica de grupo. Se você conseguir chegar até aí, o currículo cumpriu seu papel.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.