Home > Acontece > Acontece no Mercado > Programa de trainee: de olho em futuros líderes

Programa de trainee: de olho em futuros líderes

Senac do Rio realiza a 4ª edição do programa Jovens Transformadores

por Guss de Lucca
oferecimento: Senac

Se por um lado jovens recém-formados ou próximos de concluir a faculdade normalmente não possuem muita experiência profissional, por outro, empolgação e energia são algumas das características que não faltam a esse grupo. E é com foco nesse público que o Senac do Estado do Rio de Janeiro realiza a quarta edição do seu programa de trainees “Jovens Transformadores”.

Ao abrir suas portas para novos talentos, a instituição tem como objetivo final preencher cargos de liderança com profissionais desenvolvidos em suas próprias fileiras e que possuam, ao final de um ano de treinamento, conhecimento acima da média quando o assunto é o funcionamento do próprio Senac.

“Buscamos candidatos que estejam alinhadas com os valores da empresa, entre eles a paixão por transformar e o engajamento com o que o Senac faz, que é transformar pessoas através da educação profissional, visando, em última instância, mudar a cara e a realidade do Estado do Rio”, diz Danielle Bastos, gerente de Recrutamento e Seleção do Senac RJ.

Apenas 15 vagas
De acordo com ela, até o momento o programa conta com mais de seis mil inscrições para preencher no máximo 15 vagas – o que torna hercúlea a tarefa de analisar tantos currículos. “O processo seletivo é pesado. Buscamos pessoas com potenciais diferenciados para a contratação de trainee.”

Após passar pelos critérios de seleção, os trainees enfrentam 12 meses de trabalho intenso dentro do Senac RJ, onde conhecem todas as áreas de negócios da empresa, participando de reuniões estratégicas e elaborando apresentações para a diretoria. Ao término do processo, a ideia é encaminhar cada um deles para os departamentos mais adequados.

“No final do processo avaliamos cada trainee individualmente, fazendo o casamento de suas competências comportamentais com a performance durante esse ano e com as oportunidades internas da empresa naquele momento. Alguns são mais generalistas, outros mais técnicos e há também aqueles com perfil de liderança”, explica Danielle, ressaltando que a projeção de carreira de um trainee tende a ser mais rápida que a de um funcionário padrão.

Posição de liderança
Um dos casos de sucesso citados por ela é de um trainee da primeira edição do projeto que ao término do programa já assumiu uma posição de liderança e continua no Senac até hoje. “Trata-se de um ano de muito investimento, por isso a ideia é que tenhamos um percentual alto de admissão. Nossa proposta é mantê-los aqui e trabalhar suas carreiras de forma diferenciada.”.

Para se inscrever o candidato precisa atentar aos pré-requisitos do programa. São aceitos estudantes e recém-formados graduados entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014 nos seguintes cursos: Administração, Análise de Sistemas, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Marketing, Direito, Engenharia, Estatística, Matemática, Pedagogia, Turismo, Odontologia, Educação Física e Fisioterapia – além dos técnicos em Logística, Gestão de Turismo, Design Gráfico, Hotelaria, Rede de Computadores e Sistemas para internet.

Entre os benefícios previstos estão salário compatível com o mercado, participação nos lucros, assistências (como alimentação e transporte) e plano de saúde. Para participar do Programa  Trainee Senac – Jovens Transformadores os interessados têm até o dia 7 de setembro para se inscrever no site do Senac do Rio de Janeiro.