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Por que seu emprego pode depender da sua marca pessoal

Todo mundo tem uma marca pessoal. Você também tem, mesmo que nunca tenha pensado sobre isso. O que diz o Google quando você dá uma busca pelo seu nome completo? Você existe? As informações que você compartilha nas redes sociais passam que imagem profissional? Acredite: é essa a primeira impressão que as pessoas terão de você. É bem provável, inclusive, que o recrutador com quem você vai conversar na próxima semana faça essa mesma investigação e tire daí suas primeiras conclusões.

O que é marca pessoal?

Para explicar o que é marca pessoal, a coach de vida e negócios Caroline Castrillon lembra a frase atribuída a Jeff Bezos, o fundador da Amazon: “Sua marca é o que as pessoas falam sobre você quando você não está na sala”. Nas suas próprias palavras, Caroline define marca pessoal (ou personal brand, no termo original) como uma combinação única de competências e experiências que faz com que você seja quem é. “É como você se apresenta ao mundo”, afirma em sua coluna na Forbes. “Uma marca pessoal eficiente vai diferenciar você dos concorrentes e permitir que você conquiste a confiança de potenciais clientes e empregadores.”

Por que a marca pessoal é importante para o sucesso profissional

Segundo a coach, a marca pessoal nunca foi tão importante no mundo corporativo quanto é hoje em dia. O motivo? É cada vez mais comum que os recrutadores utilizem as redes sociais durante os processos de entrevistas. De acordo com o estudo da CareerBuilder, 70% dos empregadores utilizam as redes sociais para observar candidatos durante o processo seletivo. Além disso, 43% dos empregadores usam as redes sociais para checar seus próprios funcionários.
E quer saber mais? Os empregadores consideram que ter funcionários que investem em suas marcas pessoais seja um benefício para suas próprias empresas. Isso porque, quando um profissional representa sua empresa em um evento ou uma conferência, ele não está apenas se autopromovendo, mas também está dando mais exposição à organização. “Os funcionários podem ajudar a conquistar novos clientes e reter os já existentes quando eles são vistos como líderes confiáveis”, afirma Caroline.

Quem são os mestres do personal branding

Ninguém desenvolve uma boa marca pessoal da noite para o dia. Para isso, é preciso saber comunicar seu propósito e sua missão ao seu público de uma forma genuína. Como exemplos, Caroline listou pessoas famosas que criaram marcas pessoais incríveis. São elas:

Oprah Winfrey

Para a coach, ela é sem dúvida a rainha da marca pessoal. Afinal, a apresentadora de tv, atriz e empresária está continuamente criando equidade em sua marca, que tem um patrimônio líquido estimado de US $ 2,5 bilhões, segundo a Forbes. “Oprah sempre manteve sua competência essencial: desafiar milhões de espectadores a viver as melhores vidas possíveis, compreendendo seu potencial”, diz ela. “Sendo fiel a si mesma, ela inspirou milhões para serem seus melhores eus.”

Richard Branson

O empresário britânico, fundador do grupo Virgin e autor de diversos livros, é citado como um dos homens mais visíveis, bem-sucedidos e mais conhecidos da atualidade. “Ele permaneceu fiel a seus valores centrais, incluindo aventura e risco”, afirma a coach. Segundo a especialista, seu estilo pouco ortodoxo e seu compromisso com suas paixões ajudaram o empresário a criar uma marca pessoal poderosa. “Muitas empresas querem que suas marcas reflitam uma imagem idealizada e aperfeiçoada de si mesmas. Como conseqüência, suas marcas não adquirem textura, nem caráter e nem confiança pública ”, afirma Branson.

Marie Forleo

A coach que já foi foi nomeada por Oprah Winfrey como líder de pensamento para a próxima geração, também é lembrada por Caroline como uma pessoa inspiradora. Seu canal do YouTube, Marie TV, create a business and live you love, tem mais de 500 mil inscritos. “Ela dominou a capacidade de compartilhar conteúdo impactante de maneira divertida e envolvente”, afirma Caroline. Marie desafia seus fãs a mudarem a maneira como vivem para mudar o mundo. Segundo a especialista, seu site demonstra o quanto ela é expert em branding pessoal ao destacar sua autenticidade e paixão por ajudar os outros.

Esses são alguns exemplos inspiradores para você cuidar da sua marca pessoal. Para saber como fazer isso, leia também 5 formas simples de melhorar seu marketing pessoal.

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