Home > Acontece > Acontece no Mercado > Salários devem aumentar 10% em 2017

Salários devem aumentar 10% em 2017

Robert Half sinaliza que contratações serão mantidas no próximo ano

por Fernanda Bottoni*

A tendência para o mercado de trabalho em 2017 é de que os salários mantenham-se estáveis, sem reajustes elevados. É o que aponta o Guia Salarial da Robert Half. Segundo o levantamento, os gestores de RH projetam um acréscimo de até 10% na remuneração fixa, considerando a inflação.

A remuneração variável, por outro lado, deve ser maior no próximo ano e as empresas deverão focar mais em ganhos variáveis robustos como forma de valorizar o esforço dos funcionários no cumprimento e superação das metas. Pelo menos é isso o que esperam 43% dos cem diretores de Recursos Humanos entrevistados pela empresa.

Contratações serão mantidas

A pesquisa também revelou que 83% dos diretores de RH manterão as contratações pelos próximos 12 meses, tanto para repor posições disponíveis quanto para preencher novas vagas. Quem está na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, no entanto, precisará ter ainda mais paciência.

Ainda de acordo com a pesquisa, 53% dos líderes de RH afirmam que o tempo do processo de recrutamento aumentou em suas empresas. As razões apontadas são basicamente três: dificuldade em encontrar o profissional com o perfil desejado, maior número de currículos a serem avaliados e mais pessoas envolvidas na tomada de decisão.

Competências do mercado de trabalho em 2017

Para Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half, quem está buscando uma oportunidade de trabalho, deve ficar atento também às características mais demandas pelas empresas atualmente. “Qualificações técnicas são sempre bem-vindas, mas os gestores estão de olho nos profissionais que sabem trabalhar em grupo e são comunicativos e flexíveis, além de comprometidos com a empresa e com a criação de um ambiente positivo dentro da companhia.”

O estudo traz análise detalhada das áreas de Engenharia, Finanças e Contabilidade, Vendas e Marketing, Jurídica, Recursos Humanos, Seguros e Tecnologia. Acesse o Guia Salarial Rober Half completo aqui.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Fernanda Bottoni é jornalista e escreve sobre carreira e mercado de trabalho há 15 anos.