Home > Acontece > Acontece no Mercado > Perfil profissional: o mercado de trabalho oferece o que as pessoas mais querem?

Perfil profissional: o mercado de trabalho oferece o que as pessoas mais querem?

VAGAS aproveita RD Summit 2019 para fazer pesquisa com participantes e entender melhor suas motivações

Saber se o seu perfil profissional está alinhado ao que o mercado de trabalho oferece atualmente é importante para evitar frustrações e descobrir onde buscar mais motivação para trabalhar melhor.

Pensando nisso, a VAGAS, que trabalha para que as empresas possam escolher melhor as pessoas e para que as pessoas possam escolher melhor as empresas, fez uma pesquisa aproveitando sua participação no RD Summit 2019, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, realizado entre 6 e 8 de novembro em Florianópolis.

A pesquisa questionou o que cada participante busca profissionalmente e também como é o lugar em que ele trabalha hoje. Tivemos um total de 712 respostas que foram agrupadas de acordo com a geração do respondente. A distribuição foi a seguinte:

Geração Z (18% das pessoas que responderam tinham até 23 anos): compreende os nascidos entre o fim de 1996 a 2006, são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando sempre conectadas.

Geração Y (72% das pessoas que responderam tinham entre 24 e 39 anos): também chamada geração do milênio, geração da internet, ou Millennials, que se refere aos nascidos após o início da década de 1980 e até 1995.

Geração X (11% das pessoas que responderam tinham entre 39 e 59 anos): geração nascida após o “Baby Boomer” que viu o surgimento do computador, celular e internet. A geração X designa aqueles que nasceram entre 1960 e 1980. 

Baby Boomer (1 pessoa acima de 59 anos): a geração de “explosão de bebês” foi um reflexo do aumento demográfico após a Segunda Guerra Mundial, entre as décadas de 1940 e 1960 (público acima de 59 anos).

geração dos participantes

Qual seu perfil profissional e o que você busca profissionalmente? 

Primeiramente, perguntamos aos participantes qual é o modelo ideal de trabalho para ele. A grande maioria mostrou que prefere trabalhar remotamente uma parte do tempo. 

modelo de trabalho ideal

A realidade, no entanto, não é essa para 63% dos participantes. Nas suas empresas, as pessoas trabalham 100% do tempo presencialmente no escritório. Apenas 5,2% trabalham 100% de forma remota. 

modelo de trabalho atual

 

Do que você precisa para crescer? 

A pergunta seguinte foi sobre o que as pessoas mais sentem falta para crescer profissionalmente. A maioria disse que gostaria de contar com um mentor ou plano de carreira. A geração X, em especial, sente falta de tempo para dedicar ao crescimento profissional.

gráfico sobre o que você precisa para crescer na profissão

Profissionais estão em busca de propósito 

A terceira pergunta questionou o que mais atrairia o participante se ele estivesse em busca de um emprego novo. A maior parte indicou propósito (37% dos respondentes) seguido de produto ou marca com que se identificam (25%) e inovação (15%).

Estabilidade e salários somaram 23% das respostas, enquanto localização é o que menos influencia uma decisão de mudança – apenas 1,12%.

o que atrai em uma empresa nova

O que é inaceitável para você? 

Houve também uma pergunta polêmica, sobre o que as pessoas não aceitariam em uma empresa. A grande maioria disse que gostaria de selecionar mais de uma resposta, mas acabamos considerando apenas uma resposta de cada participante. O topo da lista do que mais incomoda os profissionais ficou com gestão autoritária e falta de ética.

o que você não aceita em uma empresa

O que você quer alcançar com seu trabalho?

Por fim, perguntamos o que as pessoas mais gostariam de alcançar com seu trabalho. As respostas mais citadas foram “equilíbrio entre trabalho e vida pessoal” e “contribuir para algo maior” – o que comprova a atração pelo propósito e aquela necessidade de estar pelo menos um ou dois dias por semana fora do escritório trabalhando remotamente. 

 

gráfico que mostra o que um profissional quer alcançar na carreira

Para a geração mais nova (Geração Z), pesou mais a contribuição para algo maior (41% de respostas x 35% de respostas apontando equilíbrio entre trabalho e vida pessoal).

Qual é a sua realidade no mercado de trabalho? 

Gostou da pesquisa?  Conta pra gente o que você busca e qual sua realidade neste quiz online. E se quiser, baixe o material sobre o Data Wall com nossa análise final.

Vamos juntos tentar criar uma realidade que condiz mais com as expectativas das pessoas?

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.