Home > Acontece > Acontece no Mercado > Oportunidades para o jovem aprendiz

Oportunidades para o jovem aprendiz

Especialista fala como é o dia a dia deste profissional

por Heloisa Valente

Falamos nesta outra matéria de jovem aprendiz sobre a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000) que estabelece que as médias e grandes empresas tenham em seu quadro de colaboradores uma cota (entre 5% e 15% do total de funcionários em áreas que exijam profissionalização) destinada a jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos.

Mas afinal, o que faz um jovem aprendiz? Danielle Cristina Santos, coordenadora de Educação Profissional do Espro (Ensino Social Profissionalizante), explica que eles podem atuar em diversos segmentos como a área administrativa, atendimento a cliente, qualidade, gastronomia etc. “A exigência é que tenham jornada que lhes permita concomitantemente trabalhar e estudar, mesclando conhecimentos teóricos com a prática no dia a dia das organizações.”

Normalmente, os candidatos a essas vagas estão em busca do primeiro emprego e de experiência para seguir em frente no competitivo mercado de trabalho. A TAM Linhas Aéreas é uma das empresas que abre as portas para o jovem aprendiz que se encanta por aviação. Desde 2005 a companhia participa do Programa Jovem Aprendiz e oferece oportunidade de trabalho com carteira assinada e benefícios a diversos profissionais.

De acordo com a área de relações institucionais da TAM, o aprendiz pode atuar em diferentes departamentos da empresa, conforme a sua área de atuação, no caso dos estudantes de cursos técnicos ou superior. Na bagagem eles têm que ter – ao invés de experiência – bom relacionamento interpessoal, atitude proativa e iniciativa para sempre melhorar aquilo que faz.

A empresa contrata jovens a partir dos 16 anos para programas que duram até 24 meses, período em que eles recebem instruções profissionais e acompanhamento nas funções. Segundo a companhia, o projeto é muito bem sucedido tanto pelo caráter de inclusão social como também por proporcionar, muitas vezes, a primeira oportunidade de trabalho.

Efetivação do jovem aprendiz

Na TAM, muitos gestores acreditam no Programa Jovem Aprendiz como um revelador de novos colaboradores. Por isso, treinam os jovens para exercer atividades específicas de sua área. Com isso, eles adquirem conhecimento sobre a empresa e experiência na aviação. Ainda segundo a empresa, esse processo forma profissionais mais capacitados e permite que a companhia ofereça efetivação a vários deles após o término do contrato de aprendiz.

Danielle, do Espro, comenta que na experiência da entidade, muitos jovens de fato acabam sendo contratados em definitivo pelas empresas com as quais mantiveram contrato de aprendiz. No entanto, aponta que essas oportunidades são mais evidentes aos maiores de 18 anos. “Normalmente eles têm mais maturidade e já definiram qual caminho profissional querem seguir”, comenta.

Mas os mais novos também podem ampliar suas chances. O Espro ministra cursos gratuitos para que eles descubram seus perfis profissionais, sejam mais desinibidos, aprendam a se comunicar melhor e, acima de tudo, sejam capacitados ao mercado de trabalho. Somente no passado, mais de 11 mil jovens foram atendidos pelo Espro em diversas regiões brasileiras.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite as inúmeras vagas para jovem aprendiz. Se você já tem um cadastro, atualize-o e não perca as oportunidades.