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O que é dinâmica de grupo e o que ela avalia

Saiba o que os recrutadores observam e entenda como é feita esta avaliação

dinâmica de grupo ou DG, como também é chamada, é a etapa do processo seletivo em que os candidatos interagem cara a cara uns com os outros para desenvolver tarefas em equipe e mostrar que têm potencial para ocupar a vaga que estão disputando.

A DG é uma das fases mais temidas do processo seletivo, mas é também uma das mais decisivas, por isso é importante entender o que está sendo avaliado nessa hora. “Boa parte da ansiedade dos candidatos vem exatamente desse desconhecimento”, acredita Fernanda Montero, da Cia de Talentos, que faz o recrutamento e seleção para grandes empresas. Quer entender como funciona? Confira!

Como funciona a dinâmica de grupo

Para estruturar uma dinâmica de grupo, os recrutadores passam basicamente por estas etapas:

Definição do perfil profissional que a empresa busca

Todo processo de seleção começa com a definição do perfil profissional que a empresa precisa buscar para ocupar determinada vaga – ou mais de uma, quando é o caso de programa de estágio ou trainee. “Quando recebemos uma vaga, vamos entender o que a empresa busca, que tipo de profissional ela quer”, diz Fernanda. Essas características vão muito além daqueles quesitos básicos, como formação, experiência, idiomas etc.

Entendimento das competências técnicas necessárias para a vaga

Aqui, entram informações sobre os conhecimentos técnicos que o profissional precisa ter. Sua formação, especialização, idiomas etc.

Definição das competências comportamentais ideais para a vaga

Por exemplo, no caso de uma oportunidade pontual para um cargo de analista, além desses pré-requisitos citados acima, o recrutador vai investigar o perfil comportamental que a empresa precisa encontrar. “Se for para trabalhar com um chefe introspectivo em uma atividade que exige muita análise, serão essas características de introspecção e concentração que vamos procurar nos candidatos na dinâmica de grupo”, afirma.

Se for para responder para dois chefes que ficam fora do escritório, por exemplo, o recrutador deve buscar pessoas que tenham mais iniciativa e saibam trabalhar sozinhas. “São questões assim que levantamos com a empresa e traduzimos em competências”, explica ela.

Escolha de atividades que revelem características e competências buscadas

Neste momento, os avaliadores definem as atividades que serão propostas aos participantes. “Se precisamos buscar uma pessoa bem organizada, temos de levar uma atividade em que os candidatos possam demonstrar essa característica.”

O que é avaliado na dinâmica de grupo

Cada dinâmica de grupo avalia determinados pontos da personalidade dos profissionais. Esses pontos, obviamente, são sigilosos. Desse sigilo depende a eficiência do processo seletivo. Se todo mundo souber que a empresa busca um profissional introspectivo e organizado, esse comportamento será simulado pela maioria.

De qualquer forma, não acredite naquela história de que quem fala mais e mais alto leva sempre a melhor. É mito! E, se você insistir nisso, assumindo um personagem que nada tem a ver com o seu comportamento, pode jogar pelos ares as chances de conquistar uma vaga que seria perfeita para você.

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