Home > Acontece > Acontece no Mercado > O aumento da produtividade no trabalho

O aumento da produtividade no trabalho

Confira como as empresas incentivam o bem-estar dos colaboradores

por Heloisa Valente

Foi-se o tempo em que dedicar atenção à qualidade de vida dos colaboradores era um diferencial entre as empresas. Hoje, o assunto é quase que obrigatório no mercado de trabalho. Benefícios como academia, orientação nutricional e psicológica, avaliação física, massagens e até consultoria financeira são exemplos de iniciativas de algumas empresas que aumentam a produtividade dos funcionários.

O exemplo da HP

Nessa linha segue a multinacional Hewlett-Packard (HP), que desde 2000 adota medidas para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e que em 2011 lançou o programa Winning with Wellness.  A gerente Claudia Di Giusti, explica que o programa é dividido em três pilares de atuação: saúde física, bem-estar financeiro e gerenciamento do estresse.

“Ao longo do ano promovemos diversas ações voltadas à saúde dos colaboradores. Caminhadas, turmas de corrida e vacinação contra gripe são algumas delas”, conta Claudia. Ela diz que promover o hábito de uma boa alimentação e despertar nos funcionários a reflexão sobre a sua qualidade de vida são questões essenciais dentro da empresa que ajudam aumentar a produtividade.

Alimentação e produtividade

“No nosso dia a dia, por exemplo, um carrinho abastecido com comida e bebida percorre a unidade deixando a critério do colaborador a ingestão de alimentos a cada três horas, como sugere uma prática de alimentação saudável proposta por médicos e nutricionistas. É uma medida simples, mas que pode fazer toda diferença”, ressalta.

E essa dedicação voltada à saúde do trabalhador tem trazido resultados nas duas pontas do negócio. Se por um lado os profissionais estão mais saudáveis e felizes, por outro, a organização ganha em produtividade. Claudia comenta que desde 2011 a adesão ao programa atrai pelo menos 10% a mais de colaboradores ano a ano. Outro ganho pode ser traduzido no índice de afastamento dos funcionários – 41% a menos de lá para cá.

Saúde física e financeira

Entre os vários benefícios englobados no programa de qualidade de vida da organização, os itens direcionados à saúde física e financeira são os que mais atraem os funcionários. Palestras e consultorias sobre educação financeira, tratando de aconselhamento para sair de uma situação de crise ou caminhos para investir dinheiro, são as mais procuradas.

A empresa mantém à disposição dos colaboradores um número 0800 para dar informações e tirar dúvidas nessas duas áreas de atuação. O atendimento telefônico também recebe demanda para o gerenciamento do estresse. “O colaborador conta com psicólogos e terapeutas que o auxiliam nas mais variadas formas de tratamento, como a indicação para massagem, RPG, conversas especializadas, entre outras”, explica Claudia.

Na avaliação da gestora, todo esse aparato em prol da qualidade de vida dos funcionários é essencial no planejamento das organizações comprometidas em atrair, reter talentos e ainda aumentar a produtividade. “São iniciativas que atingem todos os níveis hierárquicos e que se traduzem em índices cada vez melhores de engajamento”, analisa.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.