Home > Acontece > Acontece no Mercado > “Meu sonho é trabalhar e ser feliz”, diz Bia

“Meu sonho é trabalhar e ser feliz”, diz Bia

Bia, funcionária do McDonald’s que trabalha dançando, é uma das estrelas do restaurante

por Fernanda Bottoni*

Beatriz Santana Bezerra, de 22 anos, mais conhecida como “Bia”, é a funcionária do McDonald’s que ficou famosa neste vídeo em que aparece dançando feliz da vida enquanto trabalha. “Eu fiquei maravilhosa”, diz ela, com seu jeito simples e carinhoso. O vídeo, que teve mais de 10 milhões de visualizações, com certeza já inspirou muita gente a ter mais alegria no que faz.

O que ele não revela, no entanto, é que quando trabalha, a Bia não está apenas se divertindo, ela está realizando um projeto antigo. “Meu sonho é trabalhar”, diz ela. “Quero comprar um carro para minha mãe. Ela é muito especial para mim”, afirma. A mãe da Bia, Renata Santana, de 40 anos, confia na determinação da filha e, recentemente, até tirou a sua habilitação. “Ela é o presente da minha vida”, conta, emocionada e cheia de orgulho da filha.

Trajetória para ser feliz

A Bia chegou ao McDonald’s em janeiro deste ano por meio do Emprego Apoiado, da APAE, que é um método internacional que se propõe a fazer a inclusão das pessoas que, em outros modelos de atuação, poderiam ser consideradas inaptas para o trabalho. No começo, Renata ficava com o coração apertado ao deixar Bia no trabalho. “Eu queria ficar com ela o tempo todo”, confessa. Quando viu que a garota foi bem acolhida e se familiarizou com o ambiente, ela se sentiu mais segura. “Hoje fico tranquila enquanto ela está aqui”, diz.

Neste primeiro emprego, a Bia trabalha na limpeza e na organização da unidade. “Faço tudo com amor e danço quando estou muito feliz”, afirma. “O que quer dizer praticamente todo dia”, complementam os colegas. “Ela dança com o restaurante cheio ou vazio, até com a bandeja na cabeça”, dizem eles. Sua tarefa preferida é limpar as mesas. “E conversar com as pessoas, claro”, ressalta.

Desde que o vídeo bombou no Facebook, a Bia passou a ser reconhecida nas ruas e parada para selfies. Embora seja motivo de orgulho para ela, a popularidade não tirou sua simplicidade e nem seu jeito carinhoso de receber os clientes. “Eu digo bom dia, boa tarde, boa noite para todo mundo”, conta. O plano da Bia é continuar trabalhando no McDonald’s para comprar o carro para a mãe. Depois, ela quer trabalhar ainda mais para comprar uma casa que tenha um quarto só dela.

PCDs no McDonald’s

O McDonald’s está com vagas abertas para PCDs na VAGAS. Neste ano, desde janeiro, a rede já contratou mais de 250 pessoas com deficiência, média de uma contratação por dia. São três as características que a empresa procura identificar nos candidatos: a capacidade de se adaptar aos processos estabelecidos nos restaurantes; motivação e vontade de fazer parte do time; e disponibilidade para realizar as entregas necessárias.

O processo de seleção ocorre por meio de abertura das vagas, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada local de trabalho, sejam restaurantes ou escritórios. O McDonald’s está presente em 119 países e possui mais de 35 mil restaurantes, onde trabalham quase 2 milhões de funcionários que alimentam diariamente mais de 64 milhões de clientes.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Fernanda Bottoni é jornalista e escreve sobre carreira e mercado de trabalho há 15 anos.