Home > Acontece > Acontece no Mercado > Mercado de trabalho 2019: expectativas são positivas

Mercado de trabalho 2019: expectativas são positivas

Áreas de administração, engenharia e comercial devem liderar demanda por emprego

por João Xavier*

As expectativas do mercado de trabalho para 2019 são positivas. Afinal, a economia vem melhorando (aos poucos) nos últimos anos. Claro que ainda temos muitos desafios pela frente: governo novo, reforma da previdência, controle dos gastos públicos… mas não há razões para acreditar que 2019 possa ser pior que 2018.

É preciso deixar claro que o que gera emprego é a economia. Reformas em CLT, incentivos fiscais, desoneração de folha, protecionismo – tudo isso tem impacto relativo (por vezes insignificante) no emprego, o que pesa mesmo é a demanda por produtos e serviços (dentro e fora do país).

Mercado de trabalho: onde estarão os empregos em 2019

Desse modo, as tradicionais áreas da administração, engenharias e comercial encabeçarão a demanda por emprego. Por mais que se fale em evolução tecnológica, no fim do emprego, na inteligência artificial – o que o mercado de trabalho precisa de profissionais capazes de gerir, engendrar e vender.

A evolução tecnológica não muda a natureza do trabalho, mas a sua forma. As mídias digitais, por exemplo, não mudaram os conceitos do marketing, mas as formas como esses conceitos são trabalhados. Os 5 “Ps” (Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas) estão mais válidos do que nunca, pois as mídias digitais e o e-commerce provocaram significativas mudanças, principalmente, na promoção e praça.

Tecnologia auxilia áreas de Administração e Engenharia

O administrador continua administrando (e sempre administrará – a natureza de sua atividade não muda), mas hoje ele dispõe de ERPs (sistemas de gestão integrado), KPIs (indicadores), BI (inteligência de negócios). Mais uma vez, isso impacta na forma como ele executa seu trabalho e não exatamente no seu trabalho. Os cursos de marketing e administração podem (e devem) continuar a ensinar seus conceitos e filosofias.

O mesmo acontece com as engenharias – as leis da física, da química, da matemática continuam as mesmas, mas os computadores, os softwares os aplicativos estão mudando a forma como a engenharia é utilizada.

Isso tudo é fato, é verdade e está respaldado na minha experiência de mais de 10 anos assessorando empresas na busca por profissionais e profissionais na busca por emprego.

E, para você que está preocupado com sua empregabilidade em 2019, tenho duas recomendações.

Como garantir sua empregabilidade

  1. É importante acompanhar as evoluções da sua área de atuação. Afinal, a mudança “na forma como se trabalha” já é condição suficiente para provocar alterações no perfil de competências exigido pelas empresas.
  2. Aproveite as discussões sobre o futuro do emprego e assuma o “protagonismo da mudança”. Precisamos, sim, acompanhar as evoluções tecnológicas. O mais importante, no entanto, é provocarmos as mudanças!

Vamos nessa? Feliz 2019 para vocês!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

*João Xavier é diretor-geral da empresa de recrutamento Ricardo Xavier.