Home > Acontece > Acontece no Mercado > Guia Salarial Robert Half aponta salários estagnados nos últimos anos

Guia Salarial Robert Half aponta salários estagnados nos últimos anos

Maioria dos profissionais que perdeu o emprego nos últimos três anos aceitou ganhar menos para se recolocar

As faixas salariais se mantiveram praticamente inalteradas no Brasil nos últimos anos. É isso o que aponta o Guia Salarial Robert Half 2019, que indica onde estão os maiores salários hoje e quem deve ganhar mais no próximo ano.

O levantamento traz a média salarial para cargos de oito áreas. De forma geral, os salários devem ter pouca alteração entre 2018 e 2019. As maiores variações giram em torno de 5%. Há diversos cargos que ficam inalterados, com variação abaixo de 2%. Por outro lado, alguns devem sofrer retração, vários deles na área de Tecnologia, que concentra alguns dos maiores contrastes. O cargo de Desenvolvedor Mobile, por exemplo, deve se valorizar 11,8%, enquanto o Analista de Testes pode chegar a se desvalorizar 7,7%.

Para os analistas da consultoria de recrutamento, a conclusão é resultado da instabilidade econômica. “Muitas empresas precisaram controlar custos, não cresceram e reduziram o quadro de funcionários, causando desemprego e o aumento de pessoas buscando recolocação”, afirma o Guia Salarial.

Com isso, salários foram desvalorizados e, no último ano, boa parte dos profissionais se candidatou a vagas que pediam menos experiência e acabou aceitando ofertas bem abaixo da sua remuneração anterior. Ainda segundo pesquisas da consultoria de recrutamento, 60% dos profissionais que perderam o emprego nos últimos três anos aceitaram ganhar menos para se recolocar.

Guia Salarial: onde estarão os maiores salários de cada área

Engenharia: destaque para contratações em vendas
Finanças: planejamento com perfil comercial está em alta
Jurídico: empresas voltam a buscar profissionais experientes
Mercado financeiro: de olho nas startups do segmento
Recursos Humanos: Gerente de RH e Business Partner estão em destaque
Tecnologia: transformação digital e nuvem aquecem contratações
Marketing e vendas: mercado quer pessoas data-driven com foco em resultados

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.