Home > Acontece > Acontece no Mercado > Gestão e liderança no curso de Abilio Diniz

Gestão e liderança no curso de Abilio Diniz

Programa do Liderança 360º foge da aula tradicional e aposta em workshops

 por Guss de Lucca
Oferecimento: FGV

“Achei que comprei um Audi e levei uma Ferrari.” Essa é uma das muitas frases ditas por alunos após a conclusão do curso Liderança 360º, programa de 60 horas, pelos últimos cinco anos. Com a proposta de identificar e exercitar habilidades de liderança, traçando um plano de ação, o programa surgiu de um desejo do próprio executivo.

“Era uma vontade dele de formar novos talentos e dividir suas experiências como empresário e líder da família”, conta a professora Patrícia da Cunha Tavares, que ao lado do professor Jaci Correa Leite, coordena o curso Liderança 360º. “É difícil encontrar um executivo com disponibilidade para ser educador e o desejo de deixar um legado desse tipo. Como é ex-aluno da casa, e mantém uma relação muito próxima com a instituição, foi natural a parceria com a FGV”, completa.

O curso não é indicado para recém-formados ou pessoas com pouco tempo de carreira. O foco, de acordo com Patrícia, são profissionais já experientes, à frente de equipes, ou jovens responsáveis por negócios de família, que podem até ter se formado há pouco tempo, mas que já estejam administrando empresas.

“Existe um processo de seleção cujo objetivo é montar um grupo coeso e que tenha uma diversidade bacana de experiências. Temos um limite de 50 vagas”, explica a coordenadora. Os interessados devem correr: o curso este ano está previsto para começar em 24 de março de 2015, data da aula inaugural ministrada por Abilio Diniz.

“Ele conduz cinco aulas de um total de quinze. Além da abertura e do encerramento do curso, os fechamentos dos conteúdos dos três blocos são feitos por ele”, diz Patrícia, ressaltando que o empresário não dá uma aula tradicional, mas, sim, algo próximo a um “workshop de facilitação”.

Reflexão e aprendizado
“Não é uma palestra, mas uma aula incrível em que ele fala de todas as grandes fases da sua vida, onde errou e onde acertou, e coloca isso como espaço de reflexão e aprendizado. No processo são feitas interações com os alunos sobre formação de equipes e busca de pessoas certas – ele discute muito seu trabalho na BRF”, cita a coordenadora.

Grande parte dos elogios de alunos recebidos por Patrícia tem como cerne a descoberta de possibilidades de fazer mudanças significativas nas organizações onde trabalham. “Tivemos um senhor de 80 anos que fez o curso e disse ter se inspirado para ser um líder melhor”, comenta.

Os interessados em participar do curso Liderança 360º, cuja 11ª edição tem como foco não só aspectos macros de gestão e liderança, mas aulas com base na liderança individual e uma reflexão mais profunda sobre o papel do líder, podem se inscrever pelo site da FGV.