Home > Acontece > Acontece no Mercado > Frustrações do processo seletivo: empresas são muito lentas no Brasil

Frustrações do processo seletivo: empresas são muito lentas no Brasil

A lentidão das empresas ao dar retorno sobre a posição dos candidatos no processo seletivo é o que mais frustra os profissionais em busca de emprego no Brasil. Essa é uma das conclusões de um levantamento feito pela Robert Half que considerou a opinião de 9 mil candidatos de 11 países, sendo mil deles do Brasil.

Enquanto por aqui 58,1% dos entrevistados apontam como frustração número 1 “Retorno lento para informar minha posição no processo de recrutamento”, globalmente essa fatia é de apenas 46%.

Outras grandes frustrações são as várias rodadas de entrevista com o mesmo gestor, item apontado por 48,6% dos brasileiros e 40% dos entrevistados do mundo todo, falta de comunicação sobre todas as etapas do processo, que obteve 48,2% no Brasil contra 39% no mundo, e falta de transparência sobre benefícios e recompensas, apontado por 41,7% dos brasileiros e apenas 26% dos entrevistados do mundo todo.

Maiores frustrações dos candidatos em um processo seletivo

Frustração Brasil     Global    
Retorno lento para informar minha posição no processo de recrutamento 58,1% 46%
Ser submetido a várias entrevistas com o mesmo empregador 48,6% 40%
Falta de comunicação a respeito das etapas necessárias no processo de recrutamento 48,2% 39%
Falta de transparência sobre benefícios e recompensas 41,7% 26%
Demora na decisão 30,2% 37%
Alterações das exigências do cargo 29,1% 21%
Dificuldade para marcar entrevistas 25,2% 21%
Decepção com os termos do contrato 18,9% 18%

Fonte: Pesquisa Robert Half

Brasileiros se candidatam a dez ou mais vagas ao mesmo tempo

O levantamento também mostrou que, quando estão buscando recolocação, os profissionais se empenham de verdade. De acordo com a pesquisa, 63,4% dos profissionais brasileiros chegam a se candidatar a cerca de dez oportunidades ou mais ao mesmo tempo. Outro dado importante é que 99,5% dos entrevistados afirmaram já terem recebido mais de uma oferta enquanto buscavam novas oportunidades, com 51,2% deles recebendo mais de uma oferta “com frequência” ou “sempre”.

O estudo da Robert Half destaca ainda que 52,1% dos candidatos a emprego no Brasil afirmam que não recomendariam uma empresa com falhas no processo de seleção como possível empregadora e 43,1% demonstram disposição a cancelar a candidatura caso não recebam um retorno em tempo hábil.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.