Home > Acontece > Acontece no Mercado > Discutir a relação no trabalho faz bem

Discutir a relação no trabalho faz bem

Uma boa DR com o chefe pode aumentar sua produtividade e melhorar seu entusiasmo

por Heloisa Valente

Discutir a relação no trabalho – ou ter aquela famosa “DR” com o chefe – pode resolver muitas questões, especialmente se você estiver se sentindo insatisfeito com uma promoção que nunca chega, um aumento prometido de salário que não sai ou algum problema de relacionamento com o superior ou outros colegas de trabalho.

“Uma boa conversa entre o profissional e seu gestor pode ser decisiva para motivar um colaborador insatisfeito ou para despertar nele caminhos para um redirecionamento na carreira”, afirma a especialista Eline Kullock, do Stanton Chase Internacional.

Discutir a relação no trabalho a dois

Para quem está insatisfeito, Eline recomenda que a conversa entre o chefe seja o primeiro passo na tentativa de reverter a situação. A ideia, de forma geral, é que o profissional converse aberta e individualmente com o superior, esclarecendo dúvidas e sempre deixando claro que está aberto para ouvir críticas e buscar melhorias tanto técnicas quanto comportamentais. “Discutir a relação tem que ser uma tarefa customizada, pois cada pessoa age de uma forma, tem vontades e reações próprias.”

Para os gestores a recomendação é a mesma, mas tem um agravante. A especialista explica que nem sempre esse momento de discutir a relação é fácil para eles. “O mercado de trabalho muitas vezes não prepara o gestor para atuar individualmente”, afirma Eline. Essa dificuldade, claro, só aumenta com o crescimento do trabalho a distância, que tem muitas vantagens, mas tem também a grande desvantagem de deixar as pessoas fisicamente mais afastadas.

“Cada vez mais os líderes terão que investir no encontro presencial para conquistar engajamento”, acredita. Isso porque a distância física, entre outros fatores, dificulta o que já é um desafio: ler o silêncio, o que significa perceber sinais da insatisfação do funcionário antes que ele fale abertamente sobre ela ou tome uma atitude irreversível.

Investindo nas relações

Uma dica para melhorar a leitura do ambiente é investir no aprofundamento das relações e no conhecimento das outras pessoas. “Vejo pouca reflexão sobre os sentimentos envolvidos quando outra pessoa é promovida, por exemplo, ou quando um projeto por algum motivo é arquivado. Muitas vezes, o profissional prefere se desligar da empresa a ter que enfrentar a angústia ou a frustração.”

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.