Home > Acontece > Acontece no Mercado > Desenvolvimento profissional: como ir de estagiário a presidente

Desenvolvimento profissional: como ir de estagiário a presidente

Coach norte-americana dá dicas para quem está chegando ao mercado de trabalho com planos ambiciosos

No início do ano, a história do desenvolvimento profissional de Mark Reuss chamou a atenção na imprensa, quando ele foi promovido a presidente da General Motors, 36 anos depois de entrar na empresa como estagiário. Histórias como a dele são inspiradoras – e existem várias delas pelo mundo. No Brasil, por exemplo, o atual presidente da Oracle, Rodrigo Galvão, também começou fazendo estágio, aos 19 anos. Sua trajetória até a presidência levou menos de duas décadas.

Qual é o segredo, afinal, para crescer na carreira até alcançar o topo da hierarquia? A coach norte-americana H.V. MacArthur, colunista da Forbes, deu algumas dicas para quem está chegando ao mercado de trabalho. Confira!

Como alavancar seu desenvolvimento profissional do estágio à presidência

1 – Não seja “só o estagiário”

Cair nesse estigma não faz bem para seu desenvolvimento. Não use a sua falta de experiência como desculpa para evitar responsabilidades e justificar erros. A especialista recomenda até que você nem se apresente como “estagiário”. A dica é explicar sua função, o que faz ali, de que forma ajuda a equipe.

2 – Concentre-se em aprender

Sabemos que você quer ser efetivado e evoluir de cargo em cargo. No entanto, é preciso entender que avançar de estagiário a executivo é uma jornada que pode levar boa parte da sua vida profissional. Por isso, evite ficar obcecado com promoções e títulos e concentre-se em aprender o máximo que puder. Seja voluntário para tarefas desafiadoras (e desagradáveis) e também para as menos glamourosas, que frequentemente permitem que você adquira novas competências e insights sobre o que faz a empresa funcionar. “Essas oportunidades ajudarão você a pensar de forma holística sobre a empresa e a se sentir à vontade para aprender e sair de sua zona de conforto”, diz ela.

3 – Conquiste confiança

Mais importante do que receber elogios é conquistar a confiança da equipe. É importante que as pessoas queiram trabalhar com você e acreditem que você é capaz de assumir mais responsabilidades. Trabalhe nisso desde o primeiro dia de estágio.

4 – Faça um plano de carreira

Para chegar ao topo, você precisa de um plano de carreira bem estruturado. É preciso acumular uma profunda e ampla experiência antes disso. Desenhe os passos e batalhe para desenvolver as competências técnicas e comportamentais necessárias.

5 – Atualize-se sempre

Se você quer crescer, não pode parar de se desenvolver. Busque conhecimento e atualize duas competências sempre. Tudo muda rápido demais o tempo todo. Você não pode ficar parado se quiser acompanhar as mudanças.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.