Home > Acontece > Acontece no Mercado > Curso no MIS aborda TV brasileira

Curso no MIS aborda TV brasileira

Meio de comunicação mais popular no País será tema de 7 encontros em SP

Profissionais e estudantes de comunicação, assim como interessados pelo tema em geral, não podem perder a oportunidade de acompanhar o curso ministrado pelo mestre em comunicação Julio Cesar Fernandes no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, a partir do próximo dia 10.

“Memória televisiva e história da telenovela brasileira” vai abordar 64 anos de TV – a primeira transmissão no País foi ao ar em 18 de setembro de 1950 – e será dividido em sete encontros, sendo que dois deles serão abertos ao público. O primeiro desses dois blocos terá como tema o “Castelo Rá-Tim-Bum”, cuja exposição é sucesso absoluto de público no próprio MIS. Cao Hamburger, diretor do programa que marcou época na TV Cultura durante a década de 1990, integrará essa mesa redonda.

Para Fernandes, coordenador de operações do Jornal Hoje, na Globo, e do Manhattan Connection, na Globo News, o Brasil não preserva em geral a sua memória e, em relação à comunicação, esse fato fica ainda mais evidente. “A televisão é o meio de comunicação mais popular no Brasil, e o gênero de telenovela ganhou ao longo dos anos cada vez mais espaço junto aos telespectadores, por refletir a identidade do brasileiro em suas tramas. Porém faltam na academia discussões sobre a TV, que ainda é marginalizada e sofre preconceito”, analisa.

Outros temas, como censura na emissoras durante a ditadura militar, por exemplo, devem atrair os interessados. O curso, que vai até 22 de outubro, é promovido pelo LABMIS, o Laboratório de Novas Mídias do MIS. Mais informações e inscrições através do site do museu. Valor: R$ 250