Home > Acontece > Acontece no Mercado > Cumprir requisitos é essencial para se candidatar

Cumprir requisitos é essencial para se candidatar

Veja por que é importante prestar atenção no anúncio da vaga

*por João Xavier

Você quer saber o que mais irrita um recrutador? A pessoa que se candidata a um emprego sem cumprir requisitos da vaga especificados no anúncio. Quando falo de requisitos, estou me referindo às qualificações: formações, títulos, conhecimentos técnicos e de idiomas, experiência acumulada, habilidades adquiridas. Os requisitos são muito diferentes das atribuições, que englobam atividades e responsabilidades que o profissional terá de assumir no novo cargo.

Por que é importante cumprir requisitos

Digo e repito: candidate-se apenas às vagas quando cumprir todos os requisitos. Não estou exagerando ao dizer “todos”. Sei que a situação de desemprego pode ser perturbadora, mas não adianta se candidatar a posições que pouco se encaixam ao seu perfil. Afinal, softwares avançados (com tecnologias algorítmicas) excluem os perfis não aderentes ou, no mínimo, penalizam a sua posição na ordem de visualização. Candidatar-se a qualquer posição não resolve o seu problema e ainda cria um novo para o recrutador, que é perder mais tempo na triagem de currículos inadequados.

A ideia de que “vai que não encontrem alguém mais completo e então acabem por me incluir no processo” não funciona na prática. Recomendo que inicie a leitura da descrição da vaga pelos requisitos e, caso atenda pelo menos à maioria, prossiga para a descrição das atividades e responsabilidades. Utilize este critério como forma de desempate, ou seja, se atender a maioria dos requisitos e entender que é capaz de cumprir com as tarefas propostas, então prossiga com a candidatura.

Normalmente, quando o recrutador precisa flexibilizar mais de um requisito, ele opta por anunciar novamente a posição e/ou realizar nova busca, aplicando um novo filtro em banco de dados e praticamente reiniciando o processo do zero.

Se existe uma vaga que não se encaixa bem com o seu perfil, não se cadastre. Não é o fim do mundo. Veja que você tem pelo menos quatro opções:

  1. Fazer cadastro no site da empresa;
  2. Verificar se alguma alteração no seu currículo se faz necessária;
  3. Ficar atento aos novos anúncios;
  4. Não ficar parado e frequentar associações e entidades, fazer cursos, ampliar a sua rede de relacionamentos e a sua exposição.

Boa sorte!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*João Xavier é diretor-geral da empresa de recrutamento Ricardo Xavier.