Home > Acontece > Acontece no Mercado > Conheça os cursos que estão em alta e planeje sua carreira

Conheça os cursos que estão em alta e planeje sua carreira

Por Lucia Helena Corrêa

Que tal aproveitar esse clima bom de início de ano, quando todas as nossas energias parecem renovadas, para planejar sua carreira e, claro, dar uma espiadinha no que as empresas estão querendo de profissionais como você?

Para começar, sugiro que você pense nos seus principais objetivos. Depois, coloque isso no papel (ou no word). A partir daí, você pode se perguntar se esses objetivos são viáveis e o que você precisa fazer para alcançá-los. Para organizar essa lista do que é “preciso fazer”, considere o que as empresas esperam de profissionais como você neste momento. Vamos lá?

Perguntas pessoais – Imagine, por exemplo, que seu objetivo seja chegar ao cargo de coordenador da sua área em, no máximo, 2 anos. Para começar, avalie se isso é viável de verdade.

Se estiver certo da sua viabilidade, estruture os passos que tem de seguir:

– O cargo exige alguma formação ou especialização que você não tem?
– Você teria de aperfeiçoar algum conhecimento em idiomas, por exemplo? De que forma faria isso?
– Já tem recursos financeiros para investir ou teria de fazer uma boa economia antes?
– Pensando nisso, o objetivo continua viável no tempo que você estipulou?
– Em relação a competências comportamentais, o que você precisa melhorar? – Ser coordenador exige capacidade de liderar pessoas e trabalhar em equipe, já pensou nisso? Sabe como treinar essas habilidades?

Na hora de planejar o futuro, também é preciso relembrar os feedbacks que você recebeu nos últimos meses:

– Como foram suas avaliações de desempenho?
– Você deixou algo a desejar?
– Já resolveu essas pendências ou, pelo menos, já estruturou um plano para melhorar os pontos em que não se saiu tão bem?

Esses questionamentos pessoais valem para direcionar as suas ações em busca das suas metas. Sozinhos, no entanto, eles não levam a lugar algum. Para atingir seus objetivos é preciso estar atento ao que as empresas esperam de seus profissionais. E o que você sabe sobre isso?

Expectativas gerais – Bem, como explica a consultora Ana Maria Logatti Tositt, as empresas exigem dos profissionais que querem se destacar um conjunto de qualificações – dos conhecimentos técnicos ao domínio de pelo menos um idioma, o inglês fluente, sem falar nas capacidades de iniciativa, liderança, rápida adaptação a novas realidades e habilidade na gestão, sobretudo em situações de crise.

Ou seja, uma boa formação é apenas o começo nestes tempos em que a experiência e o aprendizado obtidos nos bancos das universidades estão longe de ser suficientes para garantir o seu posicionamento no mercado de trabalho.

“As instituições nem sempre orientam os programas de ensino para o desenvolvimento acadêmico, que garante embasamento teórico, e para o exercício da carreira na iniciativa privada”, explica Márcia Luz, psicóloga e administradora de RH.

“Com isso, os cursos de pós-graduação, com vários nomes, podem ser a melhor opção”, recomenda. Nos últimos anos, segundo ela, têm surgido no Brasil não apenas novas – e credenciadas – escolas de MBA e especialização, mas também novas modalidades de cursos, inclusive à distância, com excelente qualidade e devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e válidos no país e no exterior. Opções não faltam.

Características reais – E, só para complementar, uma pesquisa com 63 presidentes e consultores de grandes empresas, realizada pela revista Você S/A, revela que a maioria dos entrevistados prefere os profissionais que têm talento para a liderança, mas têm também humildade em dose suficiente para respeitar e assimilar a experiência dos profissionais mais velhos. Salto alto, pelo jeito, está por baixo.

Os resultados mostraram ainda que é cada vez maior a preocupação com a qualidade de vida no curto, médio e longo prazo, o que faz da maioria das empresas adeptas, pelo menos em tese, das práticas capazes de garantir o desenvolvimento sustentável, respeitoso do meio ambiente. “Algumas, sobretudo, as indústrias que oferecem maior risco ambiental, procuram profissionais capazes de pensar soluções que neutralizem o impacto da atividade fabril”, sinaliza a pesquisa.

Por fim, as empresas também valorizam as práticas e comportamentos voltados ao autoconhecimento dos colaboradores. A pesquisa adianta, por exemplo, que, ao participar de uma entrevista de emprego, o candidato deve se deparar com perguntas do tipo “que pontos fortes você possui que podem colaborar com a nossa empresa?” ou “que fraquezas você possui que precisará trabalhar para se dar bem no relacionamento com os clientes?”. E você está preparado para tudo isso? Bora correr atrás do prejuízo? Boa sorte e feliz 2014!

Conheça os cursos que estão em alta:

A Administração e Negócios nunca esteve tão em alta, com destaque para

• MBA em Finanças Empresariais;
• Gestão de Pessoas
• Gestão de Projetos
• Gestão Empresarial.

Na área de Saúde e Biológicas, destacam-se os cursos

• Controle de Qualidade dos Alimentos;
• Diagnóstico; Monitoramento Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas; Estética Corporal e Facial; Fisioterapia Hospitalar, com ênfase em UTI;
• Gerontologia Multiprofissional;
• Implantodontia; e Ortodontia.

Atualmente, os mais concorridos cursos de pós-graduação, inclusive à distância (EAD) em franco crescimento, e de mestrado, contemplam profissões bastante novas. Por exemplo:

• Reportagem etnográfica (métodos e técnicas de investigação jornalística e antropológica);
• Aspectos do Neoconstitucionalismo;
• Curso básico para Auxiliar de Biblioteca Escolar;
• Direito Administrativo e a Realidade Jurídica – Administrativa do Século XXI; Direito e Mídia;
• Impacto da voz falada na prática profissional;
• Introdução ao Gerenciamento Profissional na Área da Saúde;
• Outorga – Instrumento de Gestão das Águas;
• Relações Governamentais e Lobby;
• Tópicos em Alimentos Funcionais.

Se você anda sem tempo para frequentar aulas presenciais, considere a possibilidade de EAD (Ensino à distância):

Administração de negócios, Comunicação e marketing, Contabilidade, Direito,
Educação, Educação Física, Engenharia de Produção, Estética e Cosmetologia, Eventos e Turismo, Linguística, Meio Ambiente, Ecologia e Sustentabilidade, Políticas Públicas e Sociais, Psicologia, Saúde Coletiva, Tecnologia e Terapia Ocupacional são algumas das opções.