Home > Acontece > Acontece no Mercado > Como tirar Carteira de Trabalho

Como tirar Carteira de Trabalho

Documento registra sua atividade profissional e garante direitos trabalhistas como aposentadoria e FGTS

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que pode ser emitido para cidadãos brasileiros, que nasceram no Brasil ou foram naturalizados, que tenham 14 anos ou mais.

Ela é utilizada para registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nela ficam registadas data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

São esses registros que garantem ao trabalhador direitos trabalhistas como aposentadoria, seguro-desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Passo a passo para tirar Carteira de Trabalho

Onde tirar a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é emitida nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na Gerência Regional do Trabalho, nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou em postos de atendimento e prestação de serviços ao cidadão conveniados com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como o Poupatempo (em São Paulo), o Ganha Tempo (em Goiás), a Casa do Cidadão (no Ceará), Unidade de Atendimento Integrado (em Minas Gerais).

Agendamento

Quem mora em regiões metropolitanas ou cidades populosas normalmente precisam fazer um agendamento prévio, via internet, para fazer a carteira de trabalho. Para saber se existe essa exigência na sua localidade, o melhor é entrar em contato com o posto com antecedência (postos como Poupatempo e similares possuem canais “0800” gratuitos) e perguntar.

Documentos necessários para tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho

• Foto 3×4 recente com fundo branco
• Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
• Documento de identificação original (pode ser RG, certidão de nascimento ou casamento, ou certificado de reservista);

Quanto custa?

É gratuito.

Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

O prazo para entrega varia. No Poupatempo, por exemplo, ela é imediata.

Como solicitar a 2ª via da Carteira de Trabalho

A solicitação pode ser feita nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, em situações como perda, furto ou roubo da CTPS, ou ainda se a carteira apresentar mau estado de conservação.

Para isso, você precisa de:
• Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
• Documento de identificação original
• Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior (Ex. cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, termo de rescisão do contrato de trabalho homologado, extrato de PIS ou FGTS);
• Carteira de Trabalho (em caso de mau estado de conservação ou quando as folhas de registro acabarem);
• Boletim de Ocorrência original (apenas em caso de furto, roubo, perda ou extravio da Carteira de Trabalho).