Home > Acontece > Acontece no Mercado > Como os nerds mudaram o ambiente de trabalho

Como os nerds mudaram o ambiente de trabalho

A evolução para incentivar criatividade e produtividade dos funcionários

por Guss de Lucca
fotos de Ailton de Oliveira

Comemorado em 25 de maio, o Dia do Orgulho Nerd entrou oficialmente no calendário em um período que a cultura geek saiu do gueto e espalhou-se por diversos segmentos da sociedade. Muito mais descolados que décadas atrás, os nerds invadiram os escritórios e logo disseminaram no mundo corporativo um estilo de ambiente de trabalho muito mais despojado, descontraído e, ainda assim, produtivo.

Essa revolução, que teve início em empresas de tecnologia, já ganhou espaço em outras áreas. Hoje em dia é comum que escritórios possuam ambiente de trabalho com videogames, sofás e até bebidas alcoólicas – que podem ser consumidas durante o expediente. Além disso, a clássica combinação camisa e gravata foi abolida em muitas companhias, dando liberdade para que os funcionários possam trabalhar de camiseta, bermuda e chinelo.

Paixão pelo produto

Ambiente de trabalho na Riot GamesNa empresa de jogos Riot Games, responsável pelo game online “League of Legends”, a descontração é parte do processo. “Ao conferir uma liberdade maior aos funcionários, permitimos que eles sejam quem são e foquem no objetivo, sem precisar se moldar a um ambiente de trabalho estabelecido”, conta Roberto Iervolino, gerente da empresa no Brasil.

Durante o expediente, cujo horário não é nem de longe engessado, todos os empregados são encorajados a jogar. “Acreditamos que para viver a missão da empresa, que é ser a mais focada no jogador do mundo, precisamos ter paixão pelo produto. O fato de estar online e em contato direto com o público já nos permitiu identificar problemas sérios e poder atuar neles rapidamente”, conta Iervolino.

Para evitar que alguns empregados se vislumbrem e acabem perdendo o limite entre a diversão e o trabalho, Iervolino revela que existe um processo seletivo rigoroso. “Se existe uma parte rígida na empresa é a que envolve a contratação. Buscamos pessoas que têm maturidade para saber lidar com a liberdade oferecida.”

Uma pausa para descontrair

Ambiente de trabalho na VAGAS.comFora do universo dos games essas mudanças no ambiente de trabalho também são realidade. Na VAGAS.com os espaços de convivência apenas ilustram a política da empresa, focada na gestão horizontal. Por conta disso, funcionários como o engenheiro de software Adriano Dadario podem aproveitar intervalos para jogar um dos videogames disponíveis na empresa sem precisar pedir autorização.

“Como estamos o dia inteiro usando muito o cérebro para pensar em algoritmos e estruturas de decisão, nosso corpo fica cansado – e isso faz com que a solução ou o erro não apareçam. Parar por alguns minutos e ‘desestressar’ nos ajuda a voltar com a cabeça fresca para encontrar respostas”, conta Dadario.

Para ele, as mudanças nos escritórios fazem do ambiente de trabalho uma extensão das casas dos funcionários, espantando o modelo de empresa em que as pessoas vão apenas cumprir suas metas. E se no meio disso tudo um funcionário perde o foco, a responsabilidade normalmente despejada nas costas de um chefe recai sobre os colegas. “Uma pessoa pode se distrair demais com o fato de achar que veio para jogar e não trabalhar. Nesse caso a equipe ao qual ela faz parte discute sobre o fato dela estar esquecendo suas responsabilidades.”

A criatividade no ambiente de trabalho

Não é de hoje que as agências de publicidade são famosas por proporcionar aos funcionários um ambiente de trabalho despojado. Na Fess’Kobbi, em São Paulo, essa proposta é levada a sério. A empresa foi meticulosamente planejada para oferecer qualidade de vida aos funcionários.

“Uma agência de publicidade é focada em serviço intelectual. Por isso projetamos um ambiente propício para estimular a criatividade, com pé direito alto, todo aberto, salas mais claras – tudo que ajude as ideias fluir”, explica Sérgio Rinaldi, um dos sócios-diretores. Uma das principais vantagens desse espaço é o clima conferido ao ambiente de trabalho. “Com a agência aberta criamos paredes virtuais de respeito. É tudo muito mais vivo, contagia os presentes e melhora bastante a produtividade.”

“Tenho claro que hoje em dia é o candidato que escolhe a empresa onde vai trabalhar, pois é nela que ele vai passar a maior parte de sua vida. Por isso o ambiente é determinante tanto para o candidato quanto para um cliente.”, diz Rinaldi.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.