Home > Acontece > Acontece no Mercado > Chegou a hora de repensar sua carreira?

Chegou a hora de repensar sua carreira?

Aprenda a identificar sinais de alerta e saiba como começar a trabalhar nessa mudança

Como anda sua carreira? Você está estagnado no mesmo cargo com praticamente o mesmo salário há tempos? Sua empresa está em crise? Você tem medo de ser substituído por robôs? Se as respostas forem positivas, recomendo que você considere a possibilidade de dar uma repaginada no seu currículo e no rumo da sua vida profissional.

A recomendação vale especialmente se você está com aquele sentimento de que as coisas não vão muito bem na empresa. Algumas vezes, teimamos em ignorar esses sinais e acabamos sendo atropelados pelas mudanças. Para não deixar que isso aconteça com você, aprenda a reconhecer alguns alertas de que é preciso pensar em uma transição.

Sinais de alerta para repensar sua carreira

  • Você não está sendo promovido, mas seus colegas estão;
  • Você não teve aumento real nos últimos anos;
  • Não há para onde crescer na empresa, nem considerando movimentações laterais;
  • Ir para o trabalho é um sofrimento;
  • Vagas na sua área são cada vez mais escassas;
  • Você não consegue emprego na sua área;
  • Seu trabalho pode ser substituído pela automação;
  • Você trabalha em um segmento que está em declínio.

Por onde começar a repensar sua carreira

Se você identificou alguns desses sinais, esta é a hora de se mexer.

  1. Para começar, você pode buscar upskilling, termo em inglês que define a atitude de buscar novas competências e também melhorar as competências que você já tem. Descubra quais são as mais demandadas pelas empresas. Vale tanto para competências técnicas quanto comportamentais.
  2. É possível que você tenha de voltar para a escola ou possa fazer alguns cursos online que oferecem certificados aceitos pelo mercado de trabalho. Também vale a pena participar de treinamentos, por exemplo, ou fazer aulas particulares.
  3. Pense no que você gostaria de fazer se fosse mudar de carreira. Este é o momento para considerar todas as opções possíveis. Em seguida, reserve um tempo para conversar com amigos que trabalham nas suas áreas de interesse e sondar como anda o mercado.
  4. Dependendo da sua área, buscar algumas certificações específicas pode ser uma forma de tubinar sua carreira.
  5. O que não vale é continuar ignorando os sinais de alerta e continuar parado. Ok? Boa sorte!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.