Home > Acontece > Acontece no Mercado > CFO, CMO, CEO… você conhece esses cargos executivos?

CFO, CMO, CEO… você conhece esses cargos executivos?

Confira o significado dessas siglas para não passar vergonha

 por Heloisa Valente

O mundo corporativo tem uma linguagem própria, principalmente em cargos executivos altos. As grandes organizações, independente de serem multinacionais ou não, adotam a família C-level para designar o primeiro escalão de chefia das empresas ou delimitar o nível hierárquico. É o topo dos cargos empresariais de muitos profissionais.

O que significam as principais siglas de cargos executivos

1. CEO (Chief Executive Officer)

É uma das siglas mais conhecidas. O CEO pode ser considerado o principal chefe da empresa. É responsável pelas decisões estratégicas e pelo andamento do negócio como um todo.

2. CFO (Chief Financial Officer)

É o responsável pelas finanças da empresa e informações aos investidores. O CFO responde por todo o controle dos recursos financeiros, seus fluxos e resultados, além de dirigir os investimentos.

3. CMO (Chief Marketing Officer)

É a sigla que designa o responsável pelas atividades relacionadas ao marketing. O CMO desenvolve projetos de novos produtos e serviços, analisa propostas de mídia e coordena publicações.

4. CIO (Chief Information Officer)

É responsabilidade do CIO implantar e dirigir a manutenção dos sistemas de informação utilizados pela empresa. Ele é quem faz escolhas estratégicas sobre tecnologias e armazenamento de dados.

Por que estas nomenclaturas?

Maria Candida Baumer de Azevedo, da People & Results, especialista em carreiras e clima organizacional, explica que o chamado C-level pode ser interpretado de duas maneiras no mercado de trabalho brasileiro: como convenção e modismo.

“A primeira delas é a necessidade mundial que as empresas têm em colocar estes cargos executivos em um mesmo patamar hierárquico e de avaliação para que eles conversem e tenham atribuições semelhantes em todos os mercados onde a empresa atua. A segunda é o puro modismo”, explica.

Ela diz que a convenção é importante para que os executivos tenham base de comparação para sua carreira em termos de desenvolvimento de trabalho e salários e também para que organizações lidem com o primeiro nível de seus executivos de maneira uniforme. “Acaba sendo um método de comunicação unificado para trabalhar com a complexidade das organizações e com seus concorrentes.”

Quem chega lá?

Graduação, pós-graduação, MBA, especializações no exterior, línguas e outros atributos não são suficientes para que o profissional figure nestes cargos executivos dentro das organizações. Maria Candida afirma que um conjunto de características precisa estar aliado ao conhecimento. “Ser um visionário, ter capacidade para alianças e manter a inteligência emocional em equilíbrio são ainda mais fundamentais.”

Ela diz ainda que viver sob pressão, lidar com situação de crise, ser otimista, multiplicar essa habilidade aos seus colaboradores e gerenciar conflitos são características indispensáveis a esses líderes. “Nestes cargos executivos só figuram profissionais que são espetaculares naquilo que fazem”, resume.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.