Home > Acontece > Acontece > Acontece no Mercado > Carreira profissional x profissão. Entenda a diferença

Carreira profissional x profissão. Entenda a diferença

É preciso entender a diferença entre os dois termos para fazer escolhas mais corretas

A carreira profissional é a trajetória que você percorre. Profissão, por outro lado, é o que você estuda. Ou seja, na hora de prestar vestibular, você escolhe o curso que quer fazer. Portanto, escolhe a profissão que vai ter. Você pode ser engenheiro, fisioterapeuta, jornalista ou nutricionista. Carreira é o caminho que você trilha. Profissão é sua área de formação.

Carreira profissional é a sua trajetória

A carreira é o que você faz da sua vida profissional. Uma carreira engloba os cargos e as empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente.

Você pode ser um engenheiro e trabalhar em grandes obras. Também pode ser o engenheiro que faz carreira em um banco de investimentos. Ou pode seguir uma carreira acadêmica e se dedicar a pesquisa e aulas em universidades.

Nem sempre você escolhe realmente o rumo que sua carreira vai seguir. Muitas vezes, os primeiros passos são dados quando você consegue o primeiro estágio ou o primeiro emprego de fato.

Se você tiver clareza da carreira que quer desenvolver, pode direcionar melhor suas escolhas. Mas sempre há a possibilidade de uma oportunidade surgir em um segmento que você não tinha ainda considerado. E pode ser uma boa surpresa. Você pode se adaptar e continuar por lá – ainda que essa não fosse a sua primeira opção.

Profissão é uma escolha difícil

Com a profissão, as coisas são um pouco diferentes. É mais provável que você possa escolher a profissão que vai ter. Normalmente, essa escolha ocorre quando você precisa decidir que curso prestar no vestibular.

É uma escolha difícil, muito difícil. Por isso, é bastante comum ver jovens terminando o Ensino Médio totalmente sob pressão. São muitas opções e, na verdade, pouco conhecimento prático do que cada uma significa. 

Se você está nesse momento, tenho uma boa notícia. Nada é tão definitivo quando se trata de profissão e carreira. Você pode, sim, começar um curso e descobrir que não é para você. Também pode acontecer de você ter a sorte de escolher uma graduação sem muita convicção e descobrir que era exatamente aquilo que você queria.

Além disso, há muitas formas de redirecionar a sua carreira quando você já estiver formado e souber melhor o que gosta e o que sabe fazer melhor. Especializações e pós-graduações podem colocar sua carreira no rumo que você quiser.

A escolha é difícil e ninguém tem obrigação de saber – aos 17 ou 18 anos – o que vai querer fazer pelo resto da vida. É importante focar na sua escolha, mas também entender que você pode revê-la sempre que achar necessário.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.