Home > Acontece > Acontece no Mercado > Aumente suas chances de ser promovido em 4 passos

Aumente suas chances de ser promovido em 4 passos

Investir na sua formação pode fazer carreira evoluir com maior rapidez mesmo neste momento econômico

patrocinado por Insper

Quem quer ser promovido no trabalho é importante incluir um curso de especialização, uma pós-graduação ou até um curso rápido nos seus planos profissionais. Quem faz o alerta é Maria Ester Pires da Cruz, gerente de carreiras do Insper, instituição de ensino, que atua nas áreas de Negócios, Finanças, Economia, Direito, Marketing e Engenharia. “A remuneração pode não dobrar de uma hora para outra”, diz ela. “No entanto, tanto a promoção quanto o salário podem ser alterados para cima com maior rapidez”, complementa. Por isso, quem quer crescer precisa se manter atualizado, desenvolver seu networking, acompanhar a evolução do mercado e o surgimento de novas áreas.

Como você pode investir na sua formação para aumentar as possibilidades de promoção

1 – Saiba o que você precisa desenvolver

Identificar os gaps da sua formação é importante para estabelecer a melhor estratégia para alavancar seu desenvolvimento profissional. Confira as dicas de Maria Ester para fazer isso de forma simples:

– faça perguntas básicas a si mesmo. “Eu faço bem o que eu faço?” ou “O que as pessoas dizem que eu faço bem?” e ainda “Nos feedbacks, o que meu gestor costuma dizer que preciso melhorar?

– converse com pessoas que conhecem as atividades que você quer desenvolver. Dessa forma é possível identificar seus gaps técnicos e comportamentais para definir possíveis cursos ou atividades que ajudarão a supri-los

– observe profissionais que você tem como modelo e solicite feedbacks de pessoas em quem você confia e que conhecem seu trabalho

A partir da identificação dessa lista requisitos técnicos e comportamentais os quais você precisa desenvolver, é possível encontrar a opção que se encaixa melhor no seu momento de carreira.

2 – Considere um curso de pós-graduação

Para Maria Ester, fazer um curso de pós-graduação é uma excelente forma de qualificação e alavancagem profissional. Isso porque, além de representar acréscimo salarial, ele também proporciona contato com outros profissionais e excelentes oportunidades para troca de experiências. Esses cursos normalmente são mais longos e, consequentemente, exigem maiores investimentos. São indicados principalmente para quem quer aprofundar conhecimentos, preencher lacunas técnicas ou fazer um redirecionamento de carreira. Entre as opções estão especializações, mestrado profissional e também o MBA, que, além de proporcionar uma excelente formação, ainda ajuda a qualificar o networking.

3 – Faça cursos rápidos

Se você não tiver tempo disponível para uma pós-graduação, uma alternativa é investir em cursos rápidos, que também propiciam networking, atualização profissional e contato com professores que tem experiência de mercado. Esse tipo de curso é bastante indicado para quem precisa conhecer um assunto novo que está em alta no mercado, por exemplo. Há cursos de curta duração com foco nessas necessidades urgentes de mercado e também há aqueles voltados para o desenvolvimento de ferramentas para melhoria de processos e gestão. Opções não faltam.

4 – Invista em uma instituição reconhecida

Na hora de escolher a opção que mais se adapta as suas necessidades e possibilidades, a dica da especialista é sempre estar atento à credibilidade da instituição de ensino e à grade do curso oferecido. “Esses cuidados são essenciais para que o profissional não se engane com sua escolha”, diz ela.

Instituições de primeira linha também costumam oferecer intercâmbio com escolas do mundo todo. Considere essa possibilidade na hora de tomar sua decisão.

Por fim, vale ressaltar que a busca contínua por aprendizado, além de beneficiar diretamente o seu desenvolvimento, demonstra ao mercado que você está focado na sua carreira e preocupado em se atualizar. Em um processo seletivo ou no momento de decidir quem merece ser promovido na equipe, por exemplo, esses dois quesitos podem render muitos pontos a seu favor. Por outro lado, como o mercado exige qualificação permanente, a falta de atualização pode ser um empecilho tanto no desenvolvimento – profissional, quanto pessoal. Fique atento.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.