Home > Acontece > Acontece no Mercado > As empresas divulgam vagas falsas de emprego?

As empresas divulgam vagas falsas de emprego?

Veja por que você tem essa impressão e o que ocorre no processo seletivo

Você tem a impressão de que as empresas publicam vagas falsas de emprego na internet e fazem uma propaganda enganosa para atrair candidatos? Se a resposta for positiva, saiba que isso é bastante comum entre os profissionais que estão em busca de um emprego. Foi para entender se essa situação ocorre de fato que conversei com Paula Oliveira, consultora de RH e proprietária da empresa Aprendizagem e Carreira.

Segundo Paula, os candidatos têm essa impressão basicamente por dois motivos – ou porque consideram que os sites que publicam os anúncios levam vantagem ao divulgar uma vaga que não existe ou simplesmente porque nunca recebem retorno das candidaturas realizadas. Veja o que está por trás de cada uma dessas situações.

1. As empresas ganham alguma coisa ao divulgar vagas falsas de emprego?

Não necessariamente. Para entender isso, a especialista lembra que existem basicamente dois tipos de sites que divulgam vagas de empregos: os que cobram esse serviço dos candidatos e os que cobram a divulgação das próprias empresas. “Os primeiros, que cobram o serviço dos candidatos, até podem ter alguma vantagem ao divulgar vagas falsas para fazer volume”, explica.

Por outro lado, os sites que não ganham nada dos candidatos – o site da VAGAS está entre eles – e são contratados pelas empresas para divulgar seus processos seletivos não ganham nada em publicar vagas irreais. Isso porque, como cobram aquele espaço de divulgação das empresas, publicar uma vaga falsa simplesmente não seria vantagem para eles. “Quem pagaria por aquele anúncio?”, questiona Paula.

Ou seja, você pode desconfiar da existência – ou não – de uma vaga, mas não deve perder a crença em tudo o que encontra na internet. Antes de qualquer coisa, pesquise sobre a credibilidade dos sites em que você está buscando seu emprego.

2. Se as vagas existem por que não tenho retorno das empresas?

Segundo Paula, a falta de retorno das empresas é bastante comum, mas não significa que as vagas não existem de verdade. “Na maioria das vezes, quer dizer simplesmente que a empresa fez a triagem de currículos e que você não foi selecionado”, afirma. “Isso não quer dizer que ninguém tenha sido contratado”, lembra ela.

Por isso, sugerimos que você olhe para o seu currículo e veja o que pode ser melhorado. Vamos lá? Aqui você encontra muitas dicas de currículo e também a série de vídeos Como preencher um currículo. Não é hora de perder tempo!

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Fernanda Bottoni é jornalista e escreve sobre carreira e mercado de trabalho há 15 anos.