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9 passos para começar a vida profissional

Veja como mostrar que você tem habilidade e potencial para entrar no mercado de trabalho

Oferecimento: IBMEC

Começar a vida profissional é uma corrida contra o tempo, com vários obstáculos pelo caminho. É preciso tomar muitas decisões, encontrar oportunidades que tenham a ver com o que você está buscando e, claro, demonstrar que você tem habilidade e potencial para realizar o trabalho em questão.

Para ajudar nesse momento desafiador, Kenneth Nunes, diretor geral do Ibmec São Paulo, indica quais são os passos essenciais para entrar no mercado de trabalho da melhor forma. Confira!

Atitudes essenciais para começar a vida profissional

1 – Comece olhando para você mesmo

O que mexe com você? Qual é o seu propósito? Segundo Kenneth, quem não encontra algo que possa fazer com prazer, possivelmente, terá uma dificuldade maior para evoluir e conquistar cargos mais altos. “Autoconhecimento é o fator central para iniciar essa jornada profissional ”, afirma.

2 – Invista em uma boa formação

Procurar uma boa formação e se atualizar, o tempo todo, também são atitudes fundamentais. Investir em idiomas é indispensável. Inglês já é obrigatório, ninguém tem como fugir disso. “Parece brincadeira, mas durante toda a vida eu vi profissionais perderem oportunidades por não insistirem em uma formação mais sólida”, diz Kenneth.

O diretor geral alerta: ter uma boa educação não é privilégio de quem fez uma boa escola até o Ensino Médio. “Eu mesmo fiz o Ensino Médio em escola pública e continuei buscando uma boa formação, porque entendi a importância que teria em minha carreira”, afirma. Para ele, cada ano investido em educação significa quase um salário mínimo a mais na remuneração de um profissional. “São dados informais que aparecem de forma evidente nas pesquisas que temos feito no mercado de trabalho”, conta.  

3 – Tenha resiliência

Ter resiliência é não se incomodar tanto com os problemas que aparecerão em sua vida. Quem deseja ser um executivo de sucesso precisa entendê-los como etapas para a evolução profissional. “Por vezes, o resultado não é tão rápido quanto o esperado e a pessoa acaba deixando uma proposta de trabalho passar, prejudicando a evolução profissional”, afirma.

4 – Mostre que você tem capacidade de fazer acontecer

Em entrevistas de seleção e dinâmicas de grupo, as empresas buscam pessoas que tenham capacidade de lidar com situações problemáticas e oferecer alternativas. “Queremos profissionais que se mostrem disponíveis para o trabalho e aprendizagem”, afirma. Kenneth ainda acrescenta que, normalmente, o profissional que cresce não é aquele que tem competência mais técnica, mas aquele que é “rainmaker”, ou seja, a pessoa que faz chover. “É quem tem atitude, quem observa os colegas e consegue mudar o contexto”, explica.

5 – Seja empático no ambiente de trabalho

Ter empatia no trabalho significa respeitar o seu colega. O Ibmec integrou a “empatia” em seu Processo de Seleção de Novos Talentos, que substituiu o vestibular tradicional deste semestre, como um dos fatores centrais. “É importante, desde o início, saber se colocar no lugar do outro e identificar suas necessidades, esse é um jogo de ganha-ganha”, afirma o diretor. Ele explica que quem compreende as necessidades do colega tem mais chances de também ter suas necessidades compreendidas.

6 – Tenha uma visão global

O diretor também ressalta que as empresas buscam profissionais que façam mais do que resolver problemas em suas áreas. “Elas querem pessoas com visão global, mas isso não impede que você se torne especialista em uma área”, afirma. O importante é entender como as áreas se conectam e contribuir com os objetivos da instituição. “Ou você pode se tornar um profissional isolado dentro da empresa, complementa.”

7 – Pense no motivo do problema ter aparecido

De acordo com Kenneth, bons profissionais conseguem resolver problemas, mas excelentes profissionais identificam o motivo da ocorrência destes problemas. “São esses profissionais que as empresas procuram”, afirma. “Eles têm uma capacidade mais ampla de compreender o contexto, identificar o problema e promover soluções”, diz.

8 – Invista em networking da forma certa

Networking é um ponto crítico, desde o início da carreira. É preciso circular, conhecer pessoas de várias organizações e aprender com elas. “É exatamente dessa forma que o networking deve entrar na sua agenda, com perspectiva de aprendizado”, afirma Kenneth.

9 – Aceite desafios

Aceitar desafios pode ser uma maneira de dar um upgrade em sua carreira. O que você acha de passar dois anos na África? Muita gente escolhe o caminho mais óbvio e desvia de oportunidades que representam grandes riscos. “Essas oportunidades, que hoje parecem arriscadas, podem se tornar o grande diferencial de sua carreira”, conclui o diretor.

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Este é um conteúdo publieditorial apresentado por Ibmec São Paulo.