Home > Acontece > Acontece no Mercado > 8 profissionais que estarão em alta em 2017

8 profissionais que estarão em alta em 2017

Engenheiro de Vendas, Desenvolvedor UX e Analista de Crédito são alguns deles

por Fernanda Bottoni*

Tudo indica que o mercado de trabalho ainda será desafiador este ano, mas existe, sim, bastante luz no fim do túnel. De acordo com a consultoria Robert Half, as contratações devem continuar, ainda que em ritmo mais moderado e seletivo, e as empresas buscarão cada vez mais profissionais com alta capacidade de entrega.

De forma geral, a dica para quem disputa uma vaga é avaliar as propostas com flexibilidade. Isso significa considerar não apenas o aspecto financeiro, mas também a compatibilidade entre a oportunidade e os seus projetos profissionais, aprendizado e perspectivas de carreira dentro da companhia num período entre seis meses e um ano.

Com base na 9ª edição do Guia Salarial da empresa, que anualmente reúne informações estratégicas de oito diferentes áreas, a consultoria destacou oito profissões que devem permanecer em alta em 2017.

Lista de profissionais em alta em 2017

1. Engenheiro de Vendas Técnicas

Formação acadêmica: Engenharia.

Eles são responsáveis por potencializar as receitas das empresas por meio de vendas consultivas, graças à sua formação altamente especializada. Estarão em alta porque empresas precisam de profissionais que entendam o produto e/ou serviço, e que dominam o processo produtivo que está sendo comercializado para entregar uma solução customizada para o cliente agregando valor.

2. Gerente de Vendas

Formação acadêmica: Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharia.

São responsáveis pelas vendas e por aumentar o faturamento garantindo a lucratividade necessária para a empresa. Estarão em alta porque, em momentos desafiadores do mercado, a área comercial tende a ser vista como um dos meios para a garantia da continuidade dos negócios.

3. Consultor Comercial

Formação acadêmica: não há formação específica.

É o profissional que atual na área comercial das empresas de maneira mais abrangente e generalista, sendo, muitas vezes, alocado por região geográfica e não tanto por linha de produtos. Tem entre suas atribuições a função de trazer novas oportunidades de negócios para as empresas. Estarão em alta porque promovem a aproximação da empresa com novos clientes e expandem a marca no mercado, garantindo a continuidade dos negócios.

4. Analista de BI

Formação acadêmica: Tecnologia, Engenharia, Física, Estatística.

São responsáveis pela inteligência da empresa por meio de análise de dados. Estarão em alta porque, com a evolução do mundo digital, as empresas coletam cada vez mais dados. Este profissional é responsável por interpretar esses dados, transformando-os em ações para a empresa.

5. Desenvolvedor Mobile

Formação acadêmica: Tecnologia.

São responsáveis por desenvolver aplicativos para dispositivos móveis. Estarão em alta porque as empresas continuam investindo na criação e melhoria de seus aplicativos e existem poucos profissionais no mercado com experiência prática nessa área.

6. Desenvolvedor UX

Formação acadêmica: Tecnologia.

São os responsáveis pelo desenvolvimento da interface com o usuário. Estarão em alta porque grande parte das empresas está interessada em melhorar seus resultados de vendas e aumentar a retenção dos clientes.

7. Analista de Crédito

Formação acadêmica: Administração, Economia, Engenharia.

São responsáveis pela análise de balanço e a “saúde” financeira da empresa que deseja contrair crédito, identificando a viabilidade da operação, bem como suas garantias e riscos. Estarão em alta porque o mercado sinaliza a retomada das atividades comerciais e as empresas sentem necessidade de aumentar o seu fluxo de caixa.

8. Analista de Compliance

Formação acadêmica: Economia, Administração e Engenharia.

São responsáveis por validar se todas as operações da companhia estão sendo realizadas de acordo leis e regulamentos externos e internos. Estarão em alta em consequência do aumento das regulamentações e normativas estabelecidas por órgãos reguladores.

 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

 

*Fernanda Bottoni é jornalista e escreve sobre carreira e mercado de trabalho há quinze anos.