Home > Acontece > Acontece no Mercado > 5 grandes erros da entrevista de emprego

5 grandes erros da entrevista de emprego

Confira onde os candidatos mais erram e como evitar que essas situações ocorram com você

Cometer alguns erros na entrevista de emprego pode acabar com suas chances de ser contratado – ainda que você tenha mais experiência e qualificações do que as exigidas pela vaga.

Quer saber como evitar que isso aconteça? Confira quais são os erros mais comuns que os candidatos cometem nessa hora e saiba o que fazer se alguma coisa desse tipo acontecer com você. A lista é da VanHack.

TOP5: erros da entrevista de emprego

Erro #1 – Dar respostas vagas

O recrutador quer contratar alguém acima da média. Portanto, não adianta você dar a ele respostas vagas, que qualquer pessoa poderia dar. Se ele perguntar “Por que devo contratar você”, evite responder algo como “Porque eu preencho todos os requisitos da vaga”. O melhor é falar sobre cada uma das suas habilidades (desde que estejam relacionadas ao job description, claro), dando exemplos de situações em que você usou essas habilidades, por exemplo.

Erro #2 – Não prestar atenção no job description

Por exemplo, o recrutador pode perguntar sobre seus pontos fracos e você pode assumir que não é muito bom em comunicação. Essa franqueza será um problema sério se “boa capacidade de comunicação” for um requisito claramente exigido na descrição da vaga. Por isso, preste atenção no job description. Você não deve mentir na entrevista, mas precisa estar atento para, num caso assim, não acabar com suas chances de uma vez por todas. Certamente, você tem outro ponto fraco que pode ser revelado ao recrutador, não?

Erro #3 – Não saber nada sobre a empresa

Desde que você saiba o nome da empresa contratante, não buscar informações sobre ela antes da entrevista é um erro fatal. O que você vai responder se o recrutador perguntar por que você quer trabalhar lá? Uma dica? Entre no site da empresa, faça uma busca no Google por notícias relacionadas a ela ao segmento em que ela atua, descubra quem é o fundador, o atual proprietário, a missão, os valores etc. Entenda como a empresa trabalha e faça conexões mentais entre você (sua personalidade e suas habilidades) e a empresa (sua cultura e o produto ou serviço que ela oferece).

Erro #4 – Não tomar cuidado com a postura (especialmente na entrevista por vídeo)

Durante a entrevista, você será analisado de todas as formas. Se a conversa ocorrer remotamente, por vídeo, você precisa tomar alguns cuidados para não ser mal interpretado pelo entrevistador. Confira alguns deles:

* Sente-se adequadamente na cadeira e coloque o computador em uma mesa, à sua frente;
* O local precisa ser bem iluminado e sem ruído. Se houver muitos carros passando na rua, feche a janela e acenda a luz;
* Sua conexão com a internet precisa ser muito boa para evitar que a entrevista seja interrompida;
* Tente olhar no olho da imagem do entrevistador e, ao enfatizar uma qualidade sua, olhe diretamente para a câmera do computador, para expressar que você está falando a verdade;
* O ideal é que você tenha uma parede lisa atrás de você, sem muita informação. Nada de quadro de fotos ou armário de cozinha.

Erro #5 – Não saber o que falar sobre você

Quando o entrevistador diz “Fale-me sobre você“, o que ele está querendo saber é “Como você se encaixa na descrição do trabalho?”. Portanto, não perca tempo falando sobre sua idade, sua cor favorita, se você tem filhos ou em que cidade nasceu. Vá diretamente ao assunto e fale sobre sua carreira (logicamente tem que estar relacionado ao cargo solicitado na descrição da vaga), conte quantos anos de experiência você tem na profissão (confira os requisitos), e fale sobre competências e os conhecimentos que você e são exigidos ou bem-vindos para o cargo.
Considere que fazer uma relação entre a empresa, a descrição do trabalho e seu histórico é essencial para responder a maior parte das perguntas. Faça isso com antecedência, treine as respostas antes de estar cara a cara com o entrevistador.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.