Home > Acontece > Acontece > Acontece no Mercado > 5 carreiras promissoras em Big Data

5 carreiras promissoras em Big Data

Confira quais especialistas em data analytics devem ser mais demandados nos próximos anos

Na era do Big Data, as empresas produzem mais de 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias, segundo a IBM, e função de transformar todos esses dados em informação para suportar a tomada de decisão cabe a um pequeno – e valioso – grupo de profissionais.

Segundo artigo do jornalista Kristin Burnham, publicado no blog da Northeastern University, dos Estados Unidos, esse grande fluxo de dados, que surge principalmente de dispositivos inteligentes, comércio eletrônico e serviço financeiro, vem aquecendo diversas carreiras ligadas a análise de dados. A estimativa é de que, hoje em dia, mais de 2,3 milhões de vagas de emprego solicitem esse tipo de competência.

A IBM aponta ainda que, até 2020, deve haver mais de 61,799 oportunidades de emprego para cientistas de dados – ou data scientists. Confira quais especialistas devem ser mais procurados nos próximos anos.

Carreiras ligadas a Big Data que estão em alta

1. Citizen Data Scientist

Segundo o Gartner, este é o profissional de negócios que cria ou gera modelos que utilizam análises de diagnóstico avançadas ou capacidades preditivas e prescritivas, mas cuja função principal está fora da área de estatísticas e análises. A previsão é de que o cientista de dados “civil” supere os cientistas de dados “puros” na produção de análises avançadas até 2019.

2. E-Discovery Investigators

A Robert Half nomeou os e-discovery investigators, algo como investigadores da descoberta eletrônica em português, um dos empregos de tecnologia mais quentes. Esses profissionais se especializam em descobrir, coletar e analisar dados de dispositivos conectados. Eles podem examinar todas as pegadas digitais para esclarecer um crime, por exemplo.

3. Data Analyst

Os analistas de dados são responsáveis por ajudar as empresas a entender seus grandes volumes de dados. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Departamento de Estatísticas do Trabalho estima que o mercado para esse profissional deve crescer 19% de 2014 a 2024 –  muito mais rápido do que a média para todas as ocupações.

4. Machine Learning Specialist

O especialista em machine learning (ou aprendizado de máquina, literalmente) também deve ser cada vez mais demandado. Sua função é semelhante a do analista de dados. A diferença é o objetivo final. O analista de dados apresenta resultados para apoiar decisões empresariais. Os especialistas em machine learning, por outro lado, produzem software que funciona de forma autônoma. Esses profissionais são valorizados por suas habilidades em áreas como estruturas de dados, arquitetura de computadores e design de sistemas. Os lançamentos para esses empregos têm aumentado constantemente desde 2014, de acordo com um relatório recente da Indeed.

5) Big Data Engineer

Grandes engenheiros de dados transformam grandes quantidades de dados em insights que podem ser usados para dar apoio ao processo de tomada de decisão e à estratégia geral de uma empresa. O papel exige saber como coletar, interpretar e relatar dados de uma organização. Esses dados, muitas vezes, precisam ser retirados de uma variedade de fontes.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.