Home > Acontece > Acontece > Acontece no Mercado > 48% dos jovens que vão estudar no exterior querem voltar ao Brasil

48% dos jovens que vão estudar no exterior querem voltar ao Brasil

Senso de pertencimento e vontade de fazer a diferença por aqui pesam na decisão

Os jovens brasileiros que deixam o país para estudar no exterior estão mais propensos a voltar ao Brasil para trabalhar. É isso o que aponta o estudo mais recente da Cia de Talentos: 48% dos que saem do país buscando uma formação pensam em voltar para atuar profissionalmente por aqui.

Segundo Danilca Galdini, diretora de pesquisa da Cia de Talentos, houve uma mudança nos últimos anos. “Há 10 ou 15 anos, tínhamos um cenário bem diferente”, afirma. “A maioria pensava em sair e aproveitar qualquer oportunidade no exterior para não voltar mais”, diz ela.

Por que os jovens vão estudar no exterior

Segundo o estudo da Cia de Talentos, os principais fatores que fazem os jovens brasileiros decidirem estudar no exterior são:

  1. experiência de vida/amadurecimento pessoal;
  2. melhores universidades estão fora do país;
  3. desenvolver um repertório global não apenas um conhecimento técnico.

“Eles vão em busca de uma formação melhor, não apenas técnica, mas com foco em atividades extracurriculares, por exemplo”, afirma Danilca. Segundo o estudo, o jovem valoriza a experiência internacional como parte do seu desenvolvimento. “Em outra cultura, ele precisa sair da sua zona de conforto”, afirma.

Por que os jovens querem voltar ao brasil

Essa vontade de voltar ao Brasil depois de estudar é gerada por diversos fatores. O principal deles, segundo a executiva, é o “senso de pertencimento”. “Os jovens pensam em voltar para contribuir com o país”, afirma. “Eles saem para buscar uma formação melhor e percebem que podem voltar e aplicar o que aprenderam aqui”, explica.

No final das contas, eles querem ser parte da solução, querem começar a mudar o mundo mudando uma comunidade, por exemplo, com objetivos claros e atingíveis.

Outro fator que pesa nessa decisão é a crescente conectividade que facilita novas formas de ação individual e coletiva, permitindo que as pessoas financiem projetos, iniciem negócios e estimulem mudanças sociais de novas maneiras, de onde quer que elas estejam.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.