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10 competências de liderança que empresas mais buscam

Entenda o que é preciso para você se destacar como líder no ambiente de trabalho

Seja qual for a sua área, se você quiser se destacar como líder, vai precisar desenvolver as competências de liderança que as empresas mais procuram.

Ainda não sabe quais são elas? Confira esta lista do site The Balance.

Competências de liderança mais valorizadas pelas empresas

1. Comunicação

Como líder, você precisa se expressar clara e sucintamente para explicar à equipe desde os principais objetivos organizacionais até as tarefas específicas que cada um tem de realizar.

É preciso se comunicar bem de todas as formas, em conversas individuais, reuniões departamentais, pessoalmente, por e-mail, telefone ou redes sociais.

É preciso lembrar que grande parte dessa competência envolver saber ouvir – muitas vezes mais do que falar.
É preciso estabelecer um fluxo de comunicação com a equipe, seja trabalhando de portas abertas ou conversando regularmente com todos.

2. Motivação

Líderes precisam inspirar os funcionários a trabalhar cada vez melhor. Apenas pagar um salário justo pelos seus esforços não é o suficiente (ainda que seja extremamente importante).

Há várias formas de deixar sua equipe mais motivada. Uma delas é recompensar esforços extras, com benefícios ou elogios, por exemplo. Outra é dar mais responsabilidade a quem se destaca em suas funções.

Seu papel, como líder, é descobrir o que motiva mais seus funcionários e investir nisso para que eles trabalhem com mais produtividade e paixão.

3. Delegação

Líderes que centralizam todas as tarefas tendem a ter muita dificuldade para entregar o que deve ser entregue.

A recomendação é identificar o ponto forte de cada pessoa da equipe e atribuir deveres individuais.

Ao delegar a execução de tarefas, o líder pode se concentrar em outras atividades importantes.

4. Positividade

Uma atitude positiva pode desenvolver sua carreira dentro da empresa. Você deve ser capaz de rir de si mesmo quando alguma coisa diferente do planejado. Essa atitude simples ajuda a criar um ambiente de trabalho leve e saudável, inclusive em períodos conturbados e estressantes.

Outras atitudes simples, como perguntar aos funcionários quais seus planos para as férias, também ajudam a melhorar o clima do escritório e elevar a moral dos membros da equipe.

Um ambiente agradável aumenta a produtividade e a disposição das pessoas para o trabalho.

5. Confiabilidade

Os funcionários precisam se sentir à vontade para levar problemas e preocupações ao chefe. Por isso, é muito importante que um líder demonstre integridade. As pessoas só confiam em quem respeitam. Um chefe honesto incentiva a honestidade da equipe.

6. Criatividade

Como líder, você tem de tomar decisões que nem sempre têm uma resposta clara – ou certa. É preciso, como se diz, “pensar fora da caixa”. É preciso ser criativo para buscar soluções não convencionais. Essa, aliás, é mais uma atitude que inspira os funcionários.

7. Feedback

Líderes precisam aproveitar as oportunidades de dar um retorno para seus funcionários em relação a sua performance. Ao auxiliar e incentivar sua equipe a tomar suas próprias decisões, você também se sentirá mais confiante para delegar tarefas.

8. Responsabilidade

O líder é responsável por todo sucesso e também por todas as falhas do seu time. Portanto, você deve estar disposto a aceitar a culpa quando algo não vai bem.

Se seus funcionários o virem apontando dedos e culpando outras pessoas, eles perderão o respeito por você.
A dica é aceitar erros e falhas e, em seguida, buscar soluções para promover melhorias.

9. Comprometimento

É muito importante para um líder seguir em frente com o que foi combinado com a equipe. Se você prometer uma festa de comemoração por algum objetivo alcançado, deve cumprir a promessa. Você não pode esperar comprometimento da equipe com seu trabalho e suas funções se não der o exemplo.

10. Flexibilidade

Imprevistos sempre acontecem no trabalho. Para ser o líder que as empresas procuram, você deve aceitar as mudanças e lidar bem com elas, sempre buscando soluções criativas para resolver os problemas.
Além disso, você precisa estar aberto para ouvir sugestões e feedbacks da equipe. Se alguém estiver insatisfeito com o ambiente de trabalho, você deve estar acessível para ouvir e disposto a promover mudanças.

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