Home > Acontece > Acontece na VAGAS > Gestão horizontal da VAGAS participa de prêmio nos EUA

Gestão horizontal da VAGAS participa de prêmio nos EUA

A VAGAS.com, que completa 15 anos em 2014, está participando nos Estados Unidos do prêmio Unlimited Human Potential Challenge, concedido pelo Management Innovation eXchange (MIX), um  projeto desenvolvido pelo guru de gestão e professor na London Business School Gary Hamel, com apoio da revista Harvard Business Review e da consultoria McKinsey & Company. O desafio (challenge), cujo objetivo é reconhecer as dez iniciativas mais inovadoras nos processos de gestão das empresas, recebe propostas  do mundo inteiro – 24 instituições estrangeiras são escolhidas e concorrem ao título no final.

Segundo Mario Kaphan, fundador da VAGAS e autor do texto que está no site do MIX, o case “reflete a etapa atual da empresa e um pouco da história de um trabalho em construção desde 1999, em um contínuo e ativo processo de invenção e reinvenção, aprendendo de erros, assimilando conhecimento da experiência, testando o desempenho do sistema com outros modelos, melhorando-o e adaptando-o às novas necessidades de uma companhia que não para de crescer”.

Mario_Kaphan_Email_77 TRêS

“A VAGAS é estruturada como uma organização ‘radicalmente’ horizontal, sem hierarquia e nenhuma estrutura de comando dentro do seu ambiente participativo, com um alto grau de liberdade e autonomia dos seus funcionários, envolvidos na busca em comum da missão da empresa. O processo de decisão é baseado na construção de consenso. Não é uma democracia no sentido de que as decisões são tomadas por uma maioria de votos: o consenso (ou, pelo menos, consentimento) sempre deve ser alcançado. Em resumo, as pessoas na VAGAS ‘fazem tudo o que querem, mas todo mundo tem tudo a ver com isso'”, diz o fundador em um dos trechos.

No fim deste ano, os dez vencedores irão participar de uma convenção mundial para troca de experiências. No evento, que ainda não tem data e local definidos, serão selecionados os dois melhores casos apresentados no Unlimited Human Potential Challenge.

Leia a íntegra do “Case Gestão Horizontal” escrito pelo fundador da VAGAS aqui.