Home > Acontece > Acontece na VAGAS > VAGAS.com participa da RubyConf Brasil

VAGAS.com participa da RubyConf Brasil

Desenvolvedores falam da experiência de trabalhar em uma empresa sem chefes

por Cristina Degani*

A VAGAS.com esteve presente, com 17 colaboradores, na RubyConf Brasil 2015, o maior evento de programação em Ruby do país (fala-se “rûbi”!), realizado na cidade de São Paulo e que reúne cerca de 1.000 profissionais da área. É uma grande oportunidade para trocar experiências de desenvolvimento de software, além de aprender mais sobre Ruby e outras novas linguagens nas diversas palestras e workshops.

A presença da VAGAS.com foi importante para mostrar que ela é uma empresa de tecnologia, que funciona sem chefes e que está contratando desenvolvedores Ruby (confira a oportunidade aqui). O time men in black de tecnologia estava com camisetas estampadas com as palavras #hiring e #noboss e distribuindo sorrisos adesivos de computador ao público que perguntava sobre a gestão horizontal e sobre as soluções tecnológicas para RH que a empresa desenvolve.

Quatro colaboradores da área de P&D da VAGAS.com fizeram palestras no evento. A primeira palestra foi dada por Adriano Dadario, um dos fundadores do fórum RubyOnBr. Ele falou da experiência em construir aplicações com ElasticSearch para consulta na pesquisa de vagas e da migração dos servidores para AWS. Logo após, Ronie Uliana, também ex-RubyOnBr, contou como desenvolveu o sistema de conteúdo para desenvolvimento profissional do Mapa VAGAS de Carreiras. Falou de banco de grafos e de arquiteturas usando Pipes.

A terceira palestra foi com Bruno Bacarini que falou de AMS Adapters, em Rails 5, muito importante para fazer uma boa API RESTful. No último dia, Marcello Rocha contou sua experiência com o desenvolvimento de um sistema de mensagens entre serviços desenvolvidos com RabbitMQ e o desafio de “reescrever” décadas de software legado.

O que os colaboradores acharam?
Para Cassia Monteiro, uma das desenvolvedoras da VAGAS.com, assistir às palestras foi bem produtivo: “Gostei muito do tema ‘arquitetura baseada em microserviços’ e o comparativo feito com a monolítica, pois não existe solução mágica: ao se fazer escolhas é preciso pensar qual pode ser a mais vantajosa para o seu tipo de aplicação”.

O que mais chamou atenção de Sidney Zanetti, experiente desenvolvedor Ruby da VAGAS.com, foi a talk do Renan Ranelli. “Pela palestra, entendemos um pouco os problemas que foram vividos pela Locaweb e como foram resolvidos. Eles têm uma história parecida com a nossa”.

Já Marcello Rocha elogiou a organização e variedade dos assuntos. “Estive em todas as edições anteriores e posso afirmar que a Rubyconf Brasil tem se superado a cada ano. Um dos pontos altos do evento é que não é só sobre Ruby: tivemos palestras sobre Java, PHP, Elixir e outras linguagens. Todo mundo estava interessado”.

Uma das palestras que chamou a atenção de todos foi a do Bryan Helmkamp, sobre empreendedorismo. “Em geral, programadores tendem a se afastar das decisões de negócio, sendo apenas mais uma engrenagem na máquina. Ali ele mostrou o trabalho que dá e o que é importante para começar uma empresa (ou ajudar na que você está)”, explicou Marcello.


Saiba mais sobre a carreira de arquiteto de software no
Mapa VAGAS de Carreiras.

*Cristina Degani é da equipe de Marketing da VAGAS.com.