Home > Acontece > Acontece na VAGAS > Palestras do Fórum VAGAS aquecem o 2º dia da HSM

Palestras do Fórum VAGAS aquecem o 2º dia da HSM

Felicidade no trabalho e o futuro do empreendedorismo foram os temas

Por Guss de Lucca
Fotos por Newton Santos

Da mesma forma que ocorreu no dia de abertura da HSM ExpoManagement, o Fórum VAGAS provou ser um dos espaços mais concorridos desta edição do evento, que acontece no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo. Logo na primeira palestra desta terça-feira, o auditório foi tomado por visitantes interessados nos estudos sobre Psicologia Positiva do professor norte-americano Tal Ben-Shahar (foto abaixo).

Esbanjando bom humor, ele citou nomes como Peter Drucker, “o homem que inventou a gestão”, e Homer Simpson (da série animada “Os Simpsons”), “o maior filósofo do século 20″, para mostrar a importância da felicidade em todas as esferas da vida humana. “(Psicologia Positiva) É focar no que é importante. Quando me perguntam qual é o meu segredo para a felicidade, digo que tenho três: realidade, realidade, realidade.”

HSM resumo do dia Tal 4

Em sua primeira passagem pela HSM, a diretora geral Martina Ferreira da Silva chegou ao estande da VAGAS com uma hora de antecedência e já encontrou 50 pessoas na sua frente. “Sabia dessa palestra há um mês e fico feliz em ter conseguido assisti-la”, conta ela, que veio de Santa Catarina representando a empresa têxtil Damenny Elásticos.

“Acho o tema importante para ajudar no desenvolvimento de colaboradores dentro da empresa. Adorei a parte em que ele falou sobre sempre olhar de forma positiva com o objetivo de crescer mais e também sobre a questão de como cada um vê a realidade de formas diferentes, sem uma verdade única”, completou.

Redes sociais como ferramentas empresariais
Na sequência, o auditório do Fórum VAGAS recebeu o escritor Augusto de Franco, conhecido pelo trabalho desenvolvido na Escola-de-Redes, grupo criado por ele com foco na investigação de redes sociais e criação de tecnologias de netweaving.

O palestrante explicou aos presentes como o ambiente de redes, em detrimento ao esquema piramidal das empresas, pode beneficiar as instituições por permitir com mais facilidade o surgimento de inovações. “Todas as organizações hierárquicas que não estão conectadas num mundo de alta interatividade correm um risco sistêmico de desconstituir ou morrer. Hoje uma empresa está condenada a inovar”, disse Franco.

O futuro corporativo do Brasil
Ministrada por Artur Tacla e Vicente Gomes, ambos consultores e sócios da Corall, a palestra “Liderança e gestão de pessoas após 2030 no Brasil” trouxe à tona ideias traçadas por um grupo de executivos que, após reunir-se durante oito meses, desenvolveu propostas para melhorar as organizações brasileiras e seus processos daqui a duas décadas.

“É preciso proporcionar um ambiente de trabalho em que a potência de um funcionário seja devidamente reconhecida. Quando contrato uma pessoa, eu contrato sua potência. Se não permitir que ela flua, estou perdendo meu investimento”, definiu Gomes, citando a quebra de um ambiente vertical e opressor e a implementação de uma gestão mais humana como essencial para a formação desse novo cenário.

A geração da inovação
Encerrando o ciclo de palestras do segundo dia da HSM ExpoManagement, o Fórum VAGAS recebeu a jornalista Mariana Castro (foto abaixo) com a palestra “Empreendedorismo Criativo: como uma nova geração de brasileiros está construindo empresas inovadoras”, tema que serviu de base para seu livro.

HSM resumo do dia Mariana 4

Além de ilustrar vantagens e desvantagens que caracterizam o mercado empreendedor brasileiro, que teve como base nos dados da pesquisa GEM – Global Entrepreneurship, Mariana apresentou algumas empresas inovadoras, como a Perestroika e a Inesplorato, ressaltando suas características comuns, como a flexibilidade para mudanças e a busca pelo que há de novo e inexistente.

Ao responder as perguntas do público, Mariana deixou claro que o interesse das novas gerações em trocar cargo e estabilidade pela possibilidade de realização profissional é um caminho cada vez mais atraente e pode gerar bons frutos ao mercado empreendedor do país.

 

*Acompanhe a cobertura completa do Fórum VAGAS edição HSM 2014.