Home > Acontece > Acontece na VAGAS > Mapa VAGAS de Carreiras: um retrato do mercado brasileiro

Mapa VAGAS de Carreiras: um retrato do mercado brasileiro

O serviço pioneiro é fornecido de forma gratuita pela VAGAS.com

por Kety Shapazian

Quais os passos que um gerente de Recursos Humanos deu para chegar até este cargo? Que posições ele ocupou anteriormente em sua trajetória profissional? Quais graduações ele fez? Quanto será que ele ganha? Para onde ele vai depois? Torna-se gerente corporativo? Diretor de RH? Quais as faixas salariais dessas posições? Existem vagas abertas neste momento para esses cargos?

Agora imagine que todas essas respostas estão a um clique de distância. Reunidas em uma mesma página, de design inovador e navegação intuitiva. Isto é o Mapa VAGAS de Carreiras, um serviço pioneiro e inédito no Brasil. Ah, e gratuito.

Ao longo de história, a VAGAS.com construiu um dos maiores bancos de currículos do País. São mais de 10 milhões de currículos, com dados relevantes que mostram a trajetória profissional das pessoas. Assegurando a privacidade dos candidatos, essas informações foram coletadas, tratadas com muita inteligência de dados (Big Data) e condensadas em mais de 6 mil cargos e conexões entre eles, fazendo do Mapa uma fotografia real do mercado de trabalho brasileiro.

Mapa VAGAS de Carreiras Ronie

Banco de currículos
Segundo Ronie Uliana (foto acima), arquiteto de software responsável pela organização dos dados, o objetivo do Mapa é compartilhar com a sociedade o que foi encontrado no banco de currículos. “São os candidatos que alimentam o VAGAS.com.br. Nada mais justo do que devolvermos a eles essas informações – só que de uma forma organizada”, afirma.

“Cada pessoa que procura trabalho no VAGAS.com.br alimenta o Mapa e fornece informação sobre carreira e salário a outros candidatos que também estão à procura de informação. Isso é o Mapa”, define.

Até chegar a esse ponto de organização, no entanto, foi preciso ‘garimpar’ milhares de nomenclaturas incorretas de cargos, uma vez que os próprios profissionais, os departamentos de RHs e as empresas criam seus cargos e níveis – muitas vezes similares. Erros de ortografia também foram corrigidos. “Um dos maiores trabalhos feitos foi de normatizar cargos, achar esses erros de grafia e fazer o computador entender como algo igual”, conta Uliana.

Segundo o designer David Galasse, responsável pela interface do Mapa, foi desafiador desenhar uma ferramenta que está em constante desenvolvimento. “Era preciso surpreender no design. Quando oferecemos algo novo aos usuários, a beleza é fundamental.”  Para Galasse, o usuário do VAGAS.com.br agora faz parte da equipe VAGAS. “É ele que vai nos dizer qual é o próximo passo do Mapa.”

Uma ferramenta viva e orgânica
A cada novo currículo ou atualização, mais dados são automaticamente inseridos no Mapa, fazendo dele é um software vivo e orgânico. Cada um dos cargos ocupa um círculo, cujo tamanho varia conforme o número de profissionais naquela posição. Em breve, o serviço também vai mostrar a divisão por gênero em cada cargo, segundo Tiago Kuma, analista e programador da VAGAS. Será possível verificar, por exemplo, que a maioria dos taxistas no Mapa são homens, ou que mais da metade dos professores são mulheres.

A equipe, que passou meses debruçada no vasto banco de dados do VAGAS.com.br, fez várias descobertas – constatações de fatos que margeiam a percepção coletiva, como o caso dos professores. “Descobrimos que professor é frequentemente uma segunda carreira. Existem, é claro, aqueles que se dedicam exclusivamente a lecionar, mas a maioria dos docentes de faculdades e cursos é formada por profissionais ativos em outras áreas, como, por exemplo, engenheiros que atuam no mercado e também ensinam”, comenta Uliana.

Outro dado interessante refere-se ao cargo de auxiliar administrativo, que além de ser o hub mais populoso no Mapa, é o que aponta para as mais diferentes carreiras e profissões. “É uma porta de entrada e de alta rotatividade. E as promoções apontam para atividades das mais diversas, como sargento, professor de teatro e até coordenador de voo”, enumera.

Acesse agora o Mapa VAGAS de Carreiras e confira mais informações sobre sua trajetória.