Home > Acontece > Acontece na VAGAS > Fórum VAGAS encerra 3º dia na HSM com pautas atuais

Fórum VAGAS encerra 3º dia na HSM com pautas atuais

Palestras abordaram as possibilidades futuras do mercado empresarial

Por Guss de Lucca
Fotos por Newton Santos

Em seu último dia, o Fórum VAGAS trouxe ao seu estande na HSM ExpoManagement, maior evento de gestão da América Latina, um ciclo de palestras que abordaram, de maneiras diferentes, possibilidades que devem influenciar o futuro do mercado empresarial nos próximos anos.

A quarta-feira começou com Danilca Galdini  (foto abaixo), sócia-diretora da NextView People, empresa especializada em estudos e pesquisas sobre Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, que revelou aos presentes o resultado da 13ª edição da pesquisa “Empresa dos Sonhos dos Jovens”, cujo objetivo é mapear as realidades e tendências que impactam a estratégia das empresas e a formação dos novos profissionais.

 

Entre as muitas curiosidades reveladas pela pesquisa, tem destaque a forma como os futuros colaboradores concluem que companhias como Google, Petrobras e Odebrecht (respectivamente as três primeiras colocadas) são as mais desejadas. “A base dessas informações vem de pessoas que trabalham nessas empresas. Por isso, cuidem de seus funcionários”, alertou Danilca.

A união faz força
Ministrada pela bióloga, pedagoga e especialista em ciências ambientais Andrea Peçanha, a segunda palestra da quarta-feira mostrou como colaborações entre ONGs (Organizações Não-Governamentais) e empresas do setor privado podem gerar valor compartilhado e produzir ações com impacto positivo para a sociedade.

De acordo com ela, o diálogo entre as partes e o empenho no aprendizado são pontos vitais para o sucesso dessas parcerias – e quando isso, ocorre os benefícios são enormes. De um lado as ONGs recebem recursos para realizar projetos mais amplos e de outro as empresas ganham em capital reputacional, minimizando seus riscos e aumentando seus valores em esferas distintas, como a educacional, ambiental e social.

Quem manda é o irracional
Uma das palestras que mais chamou a atenção de quem passava pelo estande da VAGAS.com foi a protagonizada por Wesley Barbosa  (foto abaixo). Nela, o consultor de neuromarketing deu exemplos bem humorados de como a mídia utiliza o lado irracional do cérebro para influenciar a tomada de decisões dos consumidores.

 

“O restaurante não quer lhe vender o prato mais caro. Ele está lá para gerar comparação. É o produto chamariz, criado apenas para que o consumidor possa comparar e escolher”, explicou Barbosa, enfatizando que “somos todos répteis”.

Uma enxurrada de paradoxos
A palestra de encerramento do Fórum VAGAS serviu como provocação aos presentes. Ministrada pelo professor Silvio Meira, “os paradoxos da inovação”, apresentou aos presentes os dilemas enfrentados pelos empreendedores para burlar as regras e vencer a lista enorme de dilemas e assim, apenas assim, conseguir inovar.

“É preciso tirar esses projetos do radar institucional e escondê-los da empresa. Por que o dia a dia é pau. Tem que resolver tudo, gerar dinheiro, e só camuflados é que esses projetos têm alguma chance de existir”, disse ele ao exemplificar o paradoxo da inflexibilidade.

 

*Acompanhe a cobertura completa do Fórum VAGAS edição HSM 2014.