Home > Busca de emprego > Candidaturas > Como conseguir trabalho temporário: 8 dicas essenciais

Como conseguir trabalho temporário: 8 dicas essenciais

Veja como você pode ser selecionado e mostrar todo seu potencial para o empregador
Homem que trabalha em loja aceita pagamento de cliente

Você está precisando de uma grana e ainda não conseguiu o emprego dos seus sonhos? Pode ser o caso de conseguir um trabalho temporário neste fim de ano! Os segmentos de vestuário, eletrodomésticos e alimentação são os mais movimentados e que mais contratam em todo o país. 

Como funciona o trabalho temporário?

O trabalho temporário é aquele que tem data de início e término do contrato. O período de validade do contrato temporário não pode ultrapassar 180 dias – sejam eles consecutivos ou não. O contrato pode, no entanto, ser ser prorrogado por mais 90 dias. 

Quais os direitos de um contrato de trabalho temporário?

Quando você é contratado para um trabalho temporário, tem direito a remuneração equivalente a dos outros empregados da empresa que ocupam a mesma função, jornada de trabalho limitada a 44 horas semanais, com possibilidade de duas horas extras por dia devidamente remuneradas, seguro contra acidente de trabalho, adicional noturno (quando for o caso) e repouso semanal remunerado.

Você também tem direito a 13° salário e férias proporcionais ao tempo de trabalho, FGTS sem multa de 40%, direitos previdenciários e indenização por dispensa sem justa causa ou antes do final do contrato, que corresponde a correspondente a 1/12 do salário.

Dicas para conseguir um emprego temporário

Para conseguir um trabalho temporário você precisa descobrir onde estão as oportunidades, além de criar um currículo específico para a vaga que quer conquistar. Confira a seguir uma série de dicas para começar a trabalhar o mais rápido possível.

Saiba onde estão as oportunidades

No final do ano, a maior parte dos empregos temporários estão no comércio. É verdade que o país está em crise, que as lojas estão contratando menos, mas as oportunidades estão surgindo mesmo assim. No próprio VAGAS.com.br há mais de 300 oportunidades para temporários. Confira!

Procure alternativas

Para suportar o aumento do movimento do comércio, oportunidades também costumam surgir na área de alimentação e estacionamentos. O setor de entregas também deve estar aquecido neste ano. Fique atento, principalmente se você precisa trabalhar, mas sabe que, no fundo, não leva muito jeito para vender.

Você não precisa ter experiência

Um lado bom das vagas temporárias é que raramente elas exigem experiência. Se você está começando a trabalhar agora, essa é uma vantagem e tanto.

Tenha em mente que trabalho temporário pode ser o começo de uma carreira

Novamente, se você está começando a trabalhar agora, a dica é começar bem. O trabalho temporário pode ser o início de uma carreira porque costuma ser uma espécie de laboratório para as empresas. Se o empregador perceber que você tem potencial, o trabalho temporário pode virar um trabalho efetivo.

Faça um currículo sob medida

Na hora de buscar um emprego temporário, principalmente se o seu foco forem as oportunidades de final de ano, é importante criar um currículo especial para se candidatar a esse tipo de vaga. No campo “objetivo”, por exemplo, mantenha todo o foco na vaga que está em questão. “Mesmo que você seja um engenheiro, para conseguir esse emprego, precisa trocar o ‘objetivo’ por ‘auxiliar de vendas’ ou ‘auxiliar de estoque’, exatamente como encontrar no anúncio”, explica Viviane de Jesus, de Relações Humanas da VAGAS.com.

Destaque experiências relevantes (se tiver)

No histórico profissional, se você já tiver alguma experiência com trabalho temporário, destaque essa informação. Se não tiver, deixe um histórico bem curto e se empenhe em descrever suas habilidades. “Você pode contar um pouco do que consegue fazer”, recomenda Viviane.

Procure o que tenha a ver com você

Uma dica importante é descobrir o que você gosta de fazer e o que faz melhor. “É importante lembrar que não existem apenas vagas para vendas”, explica Viviane. Essa recomendação é essencial porque as vagas temporárias costumam ser remuneradas de acordo com as metas. Ou seja, se você não levar jeito para vender e não conseguir alcançar o objetivo proposto, você não vai ganhar a grana que espera, mesmo tendo trabalhado muito. 

Tenha compromisso

Mesmo que o trabalho tenha data para terminar, você precisa ser comprometido com ele, respeitando as regras e fazendo o melhor que puder. Exerça sua função com empenho, seja gentil com clientes e colegas. Na hora de avaliar uma possível contratação, muitas empresas levam mais em conta o comportamento de um profissional do que seu conhecimento técnico.

Aprenda

Aproveite o trabalho temporário para aprender tudo o que puder – tenha você experiência profissional ou não. É uma grande oportunidade de fazer algo diferente ou fazer o que já fazia de uma forma melhor e mais atual. 

Crie sua rede de contatos

Esse também é um ótimo momento para conhecer pessoas. Se você passar uma boa impressão, de quem quer trabalhar, crescer, e tem disposição, certamente não será esquecido em um momento de vagas abertas. Outra dica: ainda que não exista uma vaga efetiva quando acabar o seu contrato temporário, mantenha contato com as pessoas, demonstrando interesse verdadeiro por elas. Networking é sempre importante para conseguir um emprego. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.