Home > Carreira > Qualidade de vida > 7 passos infalíveis para parar de procrastinar no trabalho e na vida pessoal

7 passos infalíveis para parar de procrastinar no trabalho e na vida pessoal

Entenda como você pode afastar a mania de deixar tudo para depois

Você já tentou parar de procrastinar? Nem todo mundo conhece bem o termo procrastinação, mas é fácil entender do que se trata. Sabe quando toca o despertador e você – sem pensar duas vezes – ativa a opção “soneca”, querendo dormir “só mais um pouquinho”? 

Pois é, quando você adia (mesmo que por alguns minutos) a hora de levantar da cama, está fazendo o que os entendidos do assunto chamam de procrastinação. Essa palavra meio esquisita significa deixar para depois o que você não necessariamente precisa fazer agora.

É verdade que quase todo mundo tem um pouco dessa mania. No entanto, quando você perde o controle e faz desse o hábito mais frequente da sua vida, pode acabar criando um grande problema, tanto para as relações pessoais quanto para sua carreira. 

Como identificar a necessidade de parar de procrastinar 

O hábito de adiar uma tarefa começa a ser um problema quando você deixa de fazer as coisas importantes no momento em que elas precisam ser feitas.

Quer um exemplo? Deixar de entregar um relatório hoje porque já é tarde e você está esgotado pode ser ok se ele não for urgente e você tiver certeza de que amanhã cedo entregará um trabalho melhor. Porém, se você tem o hábito de atrasar entregas mesmo que esse atraso prejudique o trabalho de outras pessoas, é preciso ficar atento. A procrastinação possivelmente esteja atrapalhando sua vida. Confira alguns sinais de que é hora de parar de deixar para depois.  

Você só tem demandas urgentes

Passar os dias apenas apagando incêndios e resolvendo coisas urgentes é um sinal bem claro. Provavelmente seu hábito de procrastinar esteja provocando os primeiros efeitos negativos. 

Você tem fama de não cumprir prazos

Outro alerta é você levar fama de quem não cumpre prazos. Fique atento porque isso abala a sua credibilidade e possivelmente prejudica a sua equipe, seu chefe ou seus colegas, que provavelmente tenham de esperar por uma decisão ou atitude sua para cumprir as tarefas deles. Se você tem dificuldades com este assunto, confira Aprenda a cumprir prazos no trabalho.

Você se sente inseguro

A procrastinação excessiva muitas vezes esconde sentimentos de baixa autoestima e falta de confiança na sua capacidade de realizar determinada tarefa. Isso porque, na maioria das vezes, nós adiamos assuntos que trazem ansiedade ou insegurança porque não queremos lidar com eles. Descubra onde de fato está o problema para começar a resolvê-lo.

Você nunca tem tempo

A desculpa campeã do procrastinador é “Não tive tempo“. Preste atenção na quantidade de vezes que você justifica algum problema com essa fala. Por exemplo, se você afirma que não teve tempo de mandar um e-mail, tente estimar quanto tempo você levaria para fazer isso.

Como parar de procrastinar no trabalho

Para conseguir parar de procrastinar você precisa descobrir formas de evitar esse comportamento ruim. Para ajudar, aqui vão algumas estratégias simples que você pode iniciar agora mesmo. 

1. Utilize alguma técnica de organização

Para começar, tente usar alguma técnica de organização. Pode ser um app específico para isso ou uma lista de tarefas semanal ou diária, escrita numa folha de papel. Há diversas ferramentas online ou até físicas como planners ou cadernos específicos para essa tarefa.

2. Faça uma lista das tarefas do dia

A ideia é montar uma estrutura em que você possa marcar as tarefas do dia e aquelas que forem concluídas. Muitas vezes, não temos noção da quantidade de coisas que devemos fazer em 24 horas e isso dificulda nossa organização. Ao criar a lista, não se assuste com a quantidade de itens que podem surgir. Possivelmente, você sempre tenha tido essa quantidade de coisas para resolver, só que nunca se deu conta.

3. Estime o tempo que cada tarefa leva

Calcule mais ou menos o tempo que você deve levar para concluir cada item. Com isso, você conseguirá ter uma ideia do tempo total necessário para cumprir tudo o que precisa. 

4. Separe o que é urgente do que é importante

Se na sua lista de tarefas tudo parece urgente e “para ontem”, isso significa que sua vida já foi prejudicada por essa mania de adiar tudo. Na hora de se organizar, procure de fato separar o que é urgente, o que é importante e o que, de fato, não é o foco no momento. Trabalhe com esses níveis de prioridade.

5. Avalie o seu momento

É importante entender se a desorganização com prazos surgiu apenas da mania de deixar tudo para depois ou se você está em um momento de mudança de empresa ou promoção, por exemplo. Situações desse tipo costumam gerar aumento de carga. Se for o seu caso, talvez não seja uma questão de desorganização, mas de adaptação. É comum, inclusive, que em um novo emprego você tenha vontade de adiar algumas tarefas por uma questão mais de insegurança do que de procrastinação. Vale a pena observar o que está acontecendo para agir da forma mais eficiente contra isso, ok?

6. Não se perca na autocrítica (foco é conseguir parar de procrastinar)

Depois de toda essa avaliação, você pode perceber que precisa buscar novas formas de se organizar, priorizar as tarefas e ajustar suas entregas aos prazos estipulados. No início, talvez não saia tudo com a qualidade que você quer, mas é importante não se perder demais na autocrítica para não acabar soterrado por uma bola de neve de tarefas incompletas. Observe, organize e mude o hábito. Pode ser aos poucos, mas comece o quanto antes. 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.