Home > Carreira > Primeiro emprego > 10 dicas práticas para você conseguir estágio

10 dicas práticas para você conseguir estágio

Descubra quais competências estão em alta e como demonstrar suas habilidades
Garota sorrindo tenta conseguir estágio

Final de semestre é uma excelente época para conseguir estágio, sabia? Neste momento, muitos estudantes se formam e deixam seus postos, o que abre oportunidades para outros estudantes que ainda têm alguns anos de faculdade pela frente. Ser selecionado para uma vaga de estágio, no entanto, muitas vezes é um desafio. Sem experiência profissional e ainda tentando dar os primeiros passos na carreira, é comum que os jovens sintam-se inseguros nessa hora. Se você está neste momento, confira nosso post e nossas dicas para mostrar seu potencial e conquistar sua oportunidade!  

Como conseguir estágio

1. Prepare seu currículo 

O primeiro passo para conseguir estágio é criar o seu currículo. Prepare-se para organizar todas as suas informações acadêmicas e profissionais (se tiver) e complementar com suas experiências de vida mais relevantes. Quer saber mais? Confira Como fazer currículo para estágio

2. Acerte o português

Sabe onde os estudantes mais erram na hora da seleção para estágio? No português, especialmente na comunicação escrita. Portanto: atenção no currículo. Além disso, prepare-se porque algumas empresas aplicam testes ditados nos processos seletivos para ver como os candidatos se saem. E quer saber o resultado? De acordo com uma pesquisa do Nube, cerca de 40% dos candidatos são eliminados logo na primeira etapa porque vão muito mal tanto no ditado quanto na redação.

Nossa dica? Para melhorar a escrita é preciso desenvolver seu vocabulário lendo e escrevendo muito. Já para melhorar a comunicação oral e a expressão corporal, a recomendação é treinar em frente ao espelho. Isso também vale para o autoconhecimento, para você saber como se manifesta não só com a voz, mas também com seu corpo.

3. Saiba quais são as competências mais valorizadas

Algumas competências comportamentais são bastante valorizadas pelas empresas que buscam estagiários. Adaptabilidade e flexibilidade, por exemplo, são algumas delas. Quem demonstra que pode se adaptar a novos desafios e novas situações é bem visto pelas empresas que procuram  pessoas dispostas a se dedicar e aceitar novas atividades. 

Capacidade de trabalhar em equipe é outra característica muito bem vista porque demonstra habilidade de se relacionar positivamente com o grupo de trabalho. Inteligência emocional e orientação interpessoal, que são capacidades de demonstrar autoconfiança, energia, bom humor e determinação na realização dos objetivos do grupo, também contam pontos.

4. Tenha experiências válidas

Quase ninguém tem experiência profissional para relatar quando se candidata a uma vaga de estágio, o que é muito natural, já que a maioria dos candidatos está exatamente iniciando a sua carreira. Se esse for o seu caso, fique tranquilo, mas tome o cuidado de levar na memória algumas atividades que demonstrem suas habilidades.

Elas podem ser tanto um trabalho em grupo na faculdade, uma atividade extracurricular ou até a participação em palestras, feiras e eventos voltados a sua profissão. Contar sobre uma viagem internacional também pode ser interessante para demonstrar algum conhecimento em outro idioma e diferentes culturas. 

5. Defina o foco

Outro ponto essencial para conseguir o estágio dos seus sonhos é  buscar oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil. Antes de se candidatar, estude detalhadamente o anúncio da vaga e veja se você cumpre de fato os requisitos. Não vale a pena investir tempo e energia em programas que não buscam pessoas do seu curso de graduação, por exemplo. Também é importante manter o foco em algumas empresas nas quais você deseja trabalhar para não perder a chance de se candidatar às suas vagas quando elas forem abertas. 

6. Estude a empresa

Quando for chamado para uma entrevista, estude tudo sobre a empresa, saiba qual seu ramo de atuação da empresa, sua posição em relação às concorrentes, sua situação financeira (desde que essa informação esteja disponível, claro). Isso demonstra interesse na oportunidade e capacidade de buscar informações por conta própria. A pesquisa é bastante simples porque a maioria das corporações disponibiliza esses dados no site. 

7. Prepare-se para a dinâmica de grupo

Muitas empresas que abrem programas de estágio e trainee costumam realizar dinâmicas de grupo para avaliar como os candidatos se saem trabalhando em equipe etc. Quando você for chamado para uma dinâmica, é importante que você esteja para mostrar seu potencial e impressionar positivamente os avaliadores. Precisa de ajuda? Temos! O que é dinâmica de grupo e o que ela avalia.

8. Prepare-se para a entrevista (e chegue com calma)

Mesmo que você ainda esteja enviando currículos, é importante já estar preparado para a entrevista individual, que costuma ser a etapa final e definitiva do processo de seleção. Saiba como fazer isso aqui: Entrevista de primeiro emprego: prepare-se! Outra dica essencial é a de tomar cuidado com atrasos. A recomendação é chegar com dez minutos de antecedência. Ter um tempo a mais é ideal para aproveitar e observar outros pontos da organização, como a forma como as pessoas se comunicam. 

9. Não invente mentiras

É meio óbvio, mas é sempre importante repetir: nunca, jamais, invente histórias sobre você ou sobre seus conhecimentos. Todas as informações serão checadas pelo recrutador e um erro desse tipo pode acabar com qualquer chance que você tenha na disputa. O melhor é ser você mesmo e demonstrar todas as suas competências.

10. Comece a procurar o mais cedo possível

Muitos estudantes não conseguem estágio porque deixam para procurar na última hora, quando estão prestes a se formar. Essa não é uma boa estratégia porque as empresas não costumam investir em estagiários que ficarão pouco tempo no estágio porque é custoso o treinamento de um novo profissional é custoso para elas. Ou seja, ele precisa ficar na empresa o tempo suficiente para que o investimento tenha valido a pena. Portanto, preste atenção nas oportunidades logo que começar seu curso e, assim que possível, comece a buscar a oportunidade que mais combina com você. 

Onde encontrar estágio

Saber onde procurar estágio também é essencial para conseguir uma vaga, certo? Aqui vão algumas ideias:

  • VAGAS.com.br, claro, é a nossa primeira recomendação. Temos no portal oportunidades de mais de 3 mil empresas :-);

  • site de carreira da sua faculdade. Muitas faculdades têm uma área em que as empresas podem anunciar suas vagas. Fique de olho;

  • ative sua rede de contatos. Já ouviu falar em networking? Pois saiba que é importantíssimo criar uma rede de contatos profissionais em que todos possam se ajudar a conseguir informações e indicações para vagas;
  • página de carreira das empresas. Entre em contato diretamente com as empresas em que você quer trabalhar, visite seu site, inscreva-se para as oportunidades ou simplesmente envie seu currículo para registrar seu interesse. 

E se eu não tiver experiência?

Conseguir estágio sem experiência não é um enorme problema porque as empresas entendem que você está apenas começando carreira (ou tentando começar, o que faz mais sentido). 

O importante é demonstrar que você tem algumas competências bem valorizadas (capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo). Se você já fez trabalho voluntário, por exemplo, esse é um ponto importante para destacar tanto no currículo quanto na entrevista com o recrutador. O mesmo vale para Empresa Júnior. Você faz parte? O que desenvolveu? Que resultados alcançou? O que aprendeu? Tudo isso faz parte da sua história e tem valor para a empresa. 

Desempenho acadêmico, conhecimento de idiomas, intercâmbios, tudo isso também conta pontos. Respire fundo, prepare suas melhores histórias e vá em frente. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.