Home > Busca de emprego > Candidaturas > Como procurar emprego sem fazer auto-sabotagem

Como procurar emprego sem fazer auto-sabotagem

Descubra se você está perdendo tempo e energia procurando uma vaga da forma errada

Saber como procurar emprego sem transformar essa busca em uma perda de tempo nem sempre é fácil. Mas é possível. Pelo menos é o que afirma Elizabeth Grace Saunders, coach de gerenciamento de tempo. Em sua experiência, ela acompanhou vários candidatos fazendo o que era mais seguro e confortável – em vez de fazer o que seria mais eficiente para encontrar uma vaga. Se você se viu nessa situação, confira cinco sinais de que você pode estar se autosabotando nesse processo. Confira!

Como procurar emprego sem se sabotar

1. Tenha mais de uma estratégia

Se você tenta encontrar um emprego e uma única maneira – por meio de postagens de emprego online, por exemplo – provavelmente esteja perdendo tempo. Buscar emprego online é bastante eficiente, mas não é a única maneira.
Você deve, claro, investir tempo preenchendo o currículo em sites como o VAGAS.com.br e visitando a página de carreiras das empresas em que quer trabalhar. Mas precisa ir além disso. Converse com pessoas que você conhece, participe de eventos para fazer novos contatos.

2. Pesquise vagas e tome uma atitude

De acordo com Elizabeth, algumas pessoas tratam sua busca por emprego como se fossem compras online obsessivas. Elas gastam horas e horas analisando as postagens, mas nunca se candidatam de fato a uma das vagas. Você não pode (e não deve) candidatar-se a todos os empregos que encontrar pela frente. No entanto, se você não se candidatar a pelo menos um, alguma coisa está errada.

Na opinião da especialista, é possível que você esteja paralisado pela ansiedade ou o próprio cansaço. A dica é tentar definir uma quantidade mínima de vagas a que você vai se candidatar por semana – de duas a cinco, por exemplo. Isso garante que você não esteja apenas perdendo tempo com as buscas.

3. Não se candidate a empregos que você não quer

Se estiver se candidatando apenas a empregos para os quais está super ou sub qualificado você está realmente perdendo tempo. Ok, ser superseletivo e procurar a vaga ideal o tempo todo é um erro. Por outro lado, sair se candidatando a qualquer coisa que aparecer pela frente também é uma estratégia equivocada que toma sua energia.

4. Converse com as pessoas

Sim, você precisa investir tempo puxando assunto com as pessoas, sejam recrutadores, conhecidos ou ex-colegas de trabalho. Quando alguém tiver uma indicação, não hesite em tomar a iniciativa e retomar o assunto. Como essa é sua pesquisa de emprego, a obrigação de agir é sua.

5. Saia da sua própria bolha

É correto começar a fazer contatos pelas pessoas que você conhece e que conhecem o seu trabalho. No entanto, se essa rede não trouxer resultados, você precisa sair da zona de conforto e ampliar o foco. Manter as mesmas conversas com as pessoas de sempre pode ser, sim, uma perda total de tempo.

Para buscar um emprego de forma eficiente, você precisa se desafiar a ir a novos lugar e conversar com novas pessoas. Elizabeth acredita que o MeetUp possa ser uma ferramenta útil para isso, mas há outros aplicativos e plataformas semelhantes. “Você pode encontrar de tudo, desde grupos de caminhada a grupos de negócios e tudo mais”, afirma ela. Abrir-se para novas possibilidades pode permitir que as coisas aconteçam. Afinal, você nunca sabe quando vai conhecer alguém que conhece alguém que esteja procurando um profissional como você. Não é? 😉

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego.