Home > Notícias > 5 profissões em alta para 2021

5 profissões em alta para 2021

Confira quem serão os profissionais mais valorizados pelas empresas neste ano
equipe de profissionais trabalha

Diversidade, machine learning, inovação e segurança. Se esses são assuntos em alta, pode apostar que as profissões em alta para 2022 estarão de alguma forma relacionadas a eles. Neste post, destacamos 5 profissões que terão destaque neste e nos próximos anos. 

Cinco profissões em alta para 2022

A consultoria de recrutamento Robert Half listou as profissões do futuro e, entre elas, nós selecionamos as que acreditamos que serão as profissões em alta para 2022 e, claro, para os anos seguintes também! Vamos lá?

Especialista em diversidade, equidade e inclusão

Se ESG é um assunto em alta, a parte S (de Social) deve ser bem representada nas empresas pelo profissional especialista em diversidade, equidade e inclusão. Segundo a Robert Half, cada vez mais empresas enxergam o valor de terem equipes realmente diversas, o que exige um plano robusto para contar com uma implementação realmente eficaz. A principal função desta pessoa é planejar, executar e monitorar estratégias de atração, retenção e desenvolvimento que possam promover a diversidade nas equipes. 

Pentester

Segurança de dados nas empresas foi um assunto que tirou o sono de muita gente nos últimos anos, especialmente com a intensificação do trabalho remoto e o surgimento das empresas oficialmente officeless – ou sem escritório, em português. Neste contexto, o chamado pentester é o profissional responsável por realizar testes de segurança em uma infraestrutura. O nome, segundo a Robert Half, é uma derivação de penetration test, mecanismo popularmente utilizado para encontrar possíveis brechas que existem em uma rede e se prevenir contra todos os cenários possíveis de invasão e vazamento.

Engenheiro de inovação

Muitas empresas tiveram de inovar nos últimos anos para sobreviver no mercado. Segundo a definição da Robert Half, o engenheiro de inovação atua no planejamento e na execução de projetos dedicados a esse aspecto da empresa. É ele quem deve considerar as principais necessidades do negócio e acompanhar as tendências globais para atuar a favor dos objetivos corporativos.

Especialista em machine learning

A chegada do 5G e a proliferação de sensores e dispositivos conectados à internet deve intensificar a demanda por profissionais especializados na mecânica por trás do machine learning. Afinal, como destaca a consultoria, os sistemas precisam de instruções para que possam aprender o que precisam para realizarem as suas atividades. E é exatamente aí que atua o especialista em machine learning, profissional que desenvolve cálculos, simula cenários de decisão e avalia periodicamente os resultados gerados por esses sistemas. 

Analista de martech

Estabelecer a integração entre a tecnologia e o marketing é o principal papel do analista de martech. E para que as empresas possam aproveitar as oportunidades que surgem dessa integração, cada vez mais elas precisarão de profissionais dedicados a estabelecer essas ligações. O analista de martech deve observar as demandas de vendas e marketing da empresa para conectá-las às melhores tecnologias disponíveis. 

Quando e como mudar de carreira?

Mudar de carreira nunca é fácil, mas se você não enxerga muito futuro para a carreira em que está, talvez essa seja a melhor alternativa para sua vida profissional. 

Confira alguns passos para estruturar essa mudança e fazer com que ela tenha mais chances de dar certo. Como se preparar para mudar de carreira:

1. Pesquise o mercado para saber quais carreiras estão em alta e assim devem permanecer por um bom tempo.

2. Faça uma reserva financeira (se possível, é claro). É sempre importante ter um dinheiro para se manter caso a mudança demore um pouco para acontecer de fato. 

3. Converse com alguém que tenha mudado para a carreira em que você quer atuar. É importante saber, na prática, como está esse mercado de trabalho e qual o melhor caminho para chegar até ele.

4. Aprenda muito. Busque cursos, palestras, eventos online, tudo o que for possível aprender na sua área. Essa busca por conhecimento é indispensável para começar em qualquer segmento, portanto, não perca tempo. 

5. Faça networking. É muito importante deixar todo mudo saber dos seus planos. Isso ajuda as pessoas lembrarem de você se souberem de alguma oportunidade. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.