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Marketing pessoal: 5 passos para construir uma boa imagem no trabalho

Veja como é possível aumentar sua visibilidade profissional e construir uma boa reputação
marketing pessoal

O marketing pessoal tem muitos paralelos com uma marca top of mind, ou seja, uma marca líder na lembrança das pessoas. Afinal, uma das razões que fazem algumas marcas serem tão lembradas é que elas parecem estar em todo lugar. Quando falamos em marketing pessoal, a lógica é a mesma. Para construir uma marca pessoal forte no trabalho, você precisa aumentar sua visibilidade na empresa, no seu segmento de atuação e entre seus contatos.

5 passos para melhorar seu marketing pessoal no trabalho

Aumentar a visibilidade profissional, porém, não significa investir em autopromoção ou fazer elogios ao próprio trabalho o tempo todo. A seguir apresentamos alguns passos para você criar uma boa marca profissional – sem se tornar uma pessoa desagradável. Vamos lá?

1. Compartilhe seu conhecimento com colegas

Para criar uma boa reputação, você pode trabalhar com seus pares, equipe e superiores contribuindo com seu ponto de vista de especialista em determinado assunto. Ajude quem precisa ser ajudado. Responda às dúvidas. Participe ativamente de reuniões e ofereça soluções. Com o tempo, a ideia é você se tornar uma referência para determinado assunto.

2. Publique conteúdos próprios para fortalecer seu marketing pessoal

Criar um blog, compartilhar artigos nas redes profissionais, por exemplo, ou fazer seus próprios vídeos é uma boa forma de ganhar visibilidade e se tornar referência em determinado assunto. É um trabalho intenso, mas pode gerar resultados. Para saber que assuntos abordar, considere as perguntas que frequentemente as pessoas fazem a você. Essas perguntas dão uma dica de como as pessoas veem suas competências, habilidades e conhecimentos.

Se não tiver tempo para alimentar um canal próprio, existe a possibilidade de contribuir com alguma publicação de vez em quando. Considere a ideia. 

3. Comente artigos de outros especialistas

Se escrever ou se tornar um Youtuber não for sua praia, você pode dedicar um tempo para comentar artigos e vídeos de outras pessoas – sempre tentando fazer comentários construtivos, que tenham alguma utilidade. Comunidades especializadas são um bom lugar para começar a melhorar sua reputação e aumentar sua visibilidade.

4. Ofereça seu conhecimento aos jornalistas

Se você não levar jeito para escrever ou fazer seus próprios vídeos, outra forma de ganhar visibilidade é se oferecer como fonte para jornalistas e produtores de conteúdo em geral, especialmente aqueles que escrevem sobre sua área de atuação. Sabe aquele seu amigo jornalista ou blogueiro? Converse com ele. 

5. Disponibilize treinamentos na sua empresa

Falar em público pode fazer com que você se torne um influenciador e uma forma de começar esse tipo de atividade é se oferecer para fazer treinamentos dentro da sua própria empresa. Se você tiver insights que sejam úteis ao seu segmento ou se tiver um conhecimento técnico que possa ser compartilhado, compartilhe essa ideia com seu chefe ou o RH. No começo, é compreensível que você não se sinta muito à vontade nessa posição, especialmente se você for tímido. Aos poucos, no entanto, você pode pegar o jeito e até gostar. E, se for o caso, quem sabe você até se anima a falar em eventos externos, como seminários e congressos. Já pensou? Seria uma vitamina e tanto para seu marketing pessoal. 

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