Home > Busca de emprego > Processos seletivos > 12 dicas para mandar bem em uma vídeo entrevista

12 dicas para mandar bem em uma vídeo entrevista

Confira como usar a tecnologia de entrevista a distância a seu favor
5 dicas para mandar bem em uma vídeo entrevista

A vídeo entrevista é uma etapa cada vez mais comum nos processos seletivos. Desde o início da pandemia, muitas empresas vêm recorrendo a essa ferramenta para respeitar a recomendação de isolamento social. E a aposta é que ela permaneça em alta mesmo quando tudo isso passar. Faz todo sentido já que a ferramenta coloca candidato e entrevistador “cara a cara” sem exigir deslocamentos, grandes bloqueios na agenda e aquele nervosismo extra relacionado à dificuldade de chegar ao local da entrevista, prever o trânsito etc. 

Além disso, o que é outra vantagem muito relevante, ele permite que pessoas de diversas localidades tenham a mesma facilidade de acesso ao processo seletivo que tanto pode ser para trabalhar remotamente quanto para trabalhar em um escritório. Afinal, você pode estar totalmente disposto a se mudar para São Paulo, por exemplo, se for contratado para trabalhar na cidade, mas pode não ter a mesma disponibilidade de viajar até a capital paulista apenas para participar de uma ou duas etapas da seleção. 

Se você nunca participou de uma vídeo entrevista, temos aqui algumas recomendações para fazer isso da melhor forma, mostrando todo o seu potencial, sem deixar que qualquer estresse por conta da tecnologia prejudique seu desempenho. 

O que é vídeo entrevista?

Vídeo entrevista é uma etapa do processo seletivo em que o candidato é entrevistado remotamente, utilizando um computador ou dispositivo mobile (tablet ou celular, por exemplo) para responder às perguntas do entrevistador.

Existem basicamente dois tipos de vídeo entrevista. O primeiro é aquele feito em tempo real, quando candidato e entrevistador têm um compromisso marcado e acessam a reunião por meio de um link como Meet ou Zoom, por exemplo. Neste tipo de vídeo entrevista, a conversa é feita remotamente, mas a dinâmica é basicamente a mesma da conversa presencial. Com a ajuda da tecnologia, vocês se veem, fazem e respondem perguntas um ao outro.  

O segundo tipo de vídeo entrevista é realizado por meio de uma gravação. A VAGAS.com, por exemplo, oferece essa ferramenta para que os recrutadores enviem as perguntas e os candidatos possam gravar suas respostas. A maior vantagem desse tipo de vídeo entrevista é que o candidato pode escolher o melhor momento para fazer as gravações e o recrutador também pode acessá-las quando for melhor para ele. 

Quando ela costuma ocorrer?

A vídeo entrevista costuma ocorrer já na etapa final do processo seletivo, quando os candidatos já passaram pela triagem de currículos, pelos testes de conhecimentos e raciocínio lógico e pela dinâmica de grupo, quando essas etapas fazem parte da seleção, claro. 

Como fazer uma entrevista por vídeo

A entrevista por vídeo tem algumas diferenças técnicas em relação à entrevista presencial. No entanto, se você já for experiente no modelo tradicional de entrevista, não precisa fazer desta novidade um motivo para estresse. A dinâmica é basicamente a mesma e o seu papel também é basicamente o mesmo. 

Confira aqui as nossas recomendações para que tudo dê certo nesta hora. As dicas valem tanto para entrevistas feitas por videoconferência em tempo real quanto para a entrevista gravada. 

1. Use uma conta profissional

Se você for participar de uma vídeo entrevista, certifique-se de estar utilizando uma conta profissional com seu nome de usuário. Hoje em dia, com crianças fazendo aulas remotas e todo mundo trabalhando em casa, pode acontecer de você entrar na reunião com o recrutador com o username da sua filha. Não é um erro imperdoável, mas é melhor que seja evitado. 

2. Feche todos os outros aplicativos

Para garantir o melhor desempenho da sua internet e do seu computador, é importante fechar qualquer outro aplicativo que não seja o da entrevista. Isso evita que você seja interrompido, que sua atenção seja desviada e também que a conexão fique mais lenta. Lembre-se também de tirar o som do celular. 

3. Vista-se adequadamente

A entrevista online é tão formal quanto a presencial, por isso você deve ter o mesmo cuidado que teria se fosse até o escritório da empresa. Se você usaria terno na entrevista tradicional, deve se preparar da mesma forma para uma entrevista por vídeo. Isso demonstra que você se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para essa ocasião.

4. Confira o equipamento e a conexão da internet com antecedência

Antes da entrevista, é importante checar como está sua internet e, caso haja algum problema, tente solucionar o problema antes do horário agendado ou, se não houver solução, buscar outro local para a conversa com o recrutador.

Se for uma vídeo entrevista realizada pela ferramenta da VAGAS.com,  você terá um tempo reservado para testes antes de o vídeo ser gravado. Aproveite para verificar se o microfone está funcionando, se o que você diz pode ser compreendido sem interferências, se a imagem está clara e se a câmera está de fato focada em você.

Sabemos que sempre pode haver imprevistos, mas é preciso minimizar as chances de problemas ocorrerem, porque uma entrevista em que a conexão fica falhando causa muito cansaço para todo mundo. 

5. Escolha um lugar apropriado

O ideal é escolher um local silencioso, adequadamente iluminado, com fundo branco, em que você não seja interrompido e possa se concentrar no que estará fazendo. Se você não tiver um lugar ideal para isso, procure o melhor local possível. 

Uma dica é sentar de costas para uma parede vazia. Se você costuma, por exemplo, encostar a mesa na parede e trabalhar de costas para sua cama, vale a pena inverter a mesa e ficar você de frente para a cama. Mesmo que seja apenas durante a entrevista, a mudança deixa o ambiente mais “neutro” e até mais “profissional”. 

6. Faça sua lição de casa

Acredite: entrevistas de emprego pela internet pedem tanta preparação quanto entrevistas presenciais. Quando você sabe para qual empresa é a seleção, prepare-se com antecedência, busque todas as informações que puder sobre ela, entenda o seu segmento, sua posição em relação à concorrência, leia o que foi publicado sobre ela na imprensa. 

Essa atitude demonstra que você tem interesse no emprego, no negócio da empresa e em sua metodologia de trabalho e, se for o caso, que está alinhado aos seus valores e sua missão. 

7. Cuide do seu marketing pessoal

Tanto quanto na entrevista presencial, o recrutador espera que você fale sobre suas competências e seus principais resultados. Tenha isso na ponta da língua. Ele espera também ver garra e brilho nos olhos, mesmo que através da câmera. Portanto, não poupe esforços e procure agir como se estivesse de fato frente a frente com o interlocutor. 

8. Use um headset

Usar um headset com microfone e fone de ouvido é muito importante na entrevista de emprego para minimizar sons do ambiente e deixar a sua atenção totalmente focada na conversa. Mesmo que no início seja um pouco incômodo, principalmente se você não estiver acostumado a ficar com o aparelho, não deixe de usá-lo nessa hora. 

9. Olhe para o recrutador

Sim, é um pouco difícil fazer contato visual com o recrutador na vídeo entrevista, mas é importante tomar esse cuidado. A dica? Na hora de responder as perguntas, olhe diretamente para a sua câmera – e não para a imagem do recrutador que aparece na tela. É a forma mais próxima de estabelecer um contato visual e dar aquela sensação de “olho no olho” que tanto gera confiança nos encontros presenciais. Quando ele estiver falando, claro, você pode – e deve – olhar para a imagem dele na tela. 

10. Tome cuidado com a postura

Lembre-se de sentar adequadamente na cadeira, com os ombros abertos. Evite ir se curvando durante a entrevista porque você possivelmente sairá do foco da câmera e passará uma imagem negativa. 

11. Avise todos da casa sobre a entrevista

É importante que todos estejam avisados de que você não deve ser interrompido durante a entrevista e que os barulhos devem ser evitados. Se você tiver um local isolado para a conversa – um quarto, por exemplo – vale a pena colocar um aviso na porta para que ninguém entre no ambiente. 

12. Agradeça

No final da conversa, é importante agradecer e se colocar à disposição para tirar qualquer dúvida. 

Quer mais dicas para a entrevista de emprego? Confira nossos posts sobre o assunto no link. 

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.