Home > Carreira > Evolução profissional > 3 etapas para planejar carreira profissional e crescer

3 etapas para planejar carreira profissional e crescer

Veja como focar o desenvolvimento profissional para atingir seus objetivos

Saber planejar a carreira profissional é fundamental para desenvolver competências e conhecimentos necessários para alcançar seu objetivo profissional e crescer.

Como explica João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, com tanta competição e tantas exigências do mercado de trabalho, esse planejamento se tornou fundamental.

Quer saber como começar? Confira as dicas do especialista agora mesmo.

Como planejar carreira profissional

Para começar a fazer seu planejamento de carreira, você precisa determinar onde quer chegar – e em quanto tempo. Também é necessário que você crie um plano de ação para chegar ao seu objetivo.

Você possivelmente precisará buscar conhecimentos e competências para isso, certo? Vai precisar também de foco para não se desmotivar pelo caminho.

Veja a seguir um passo a passo para desenvolver essas etapas da melhor forma possível.

1. Estabelecendo objetivos

Não é por acaso que este é o primeiro passo. Segundo Xavier, é imprescindível que você saiba onde quer chegar  para traçar um plano e alcançar seu objetivo.

Quanto mais o seu objetivo estiver alinhado às competências e experiências que você já tem, maior será sua chance de sucesso. “É essencial investir continuamente em autoconhecimento e aprendizado.”

2. Criando um plano de ação

Agora é hora de avaliar os caminhos que o levarão até lá. “Pense em cursos que você precisa fazer e em quais empresas e cargos precisa trabalhar para adquirir o tipo de experiência exigida para atingir seu objetivo”, explica o especialista.

A dica é dividir o plano em pequenas metas que sejam facilmente mensuráveis. Durante o percurso, você deve verificar se o plano está de fato conduzindo sua carreira para onde você quer que ela vá.

“Aproveite para comemorar as pequenas vitórias, aprender com as pequenas derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho”, recomenda. “Tente também trabalhar sempre com três cenários: o ideal, o mais provável e o se tudo der errado.”

3. Buscando disciplina durante a execução

Para cumprir o plano, você vai precisar de bastante foco e disciplina. Ao mesmo tempo, também vai ter de estar preparado para ajustes de rumo. “É normal que as coisas não saiam exatamente como o planejado”, diz Xavier.

“Nessas horas você terá de encontrar a melhor forma de adaptar seu plano de carreira aos acontecimentos, às vezes improvisando, às vezes fazendo uma grande alteração no planejamento.”

O importante é não desistir assim que o primeiro obstáculo aparecer. Mantenha-se firme para seguir as recomendações do especialista e boa sorte! 🙂

Gostou do artigo? Confira também como fazer seu plano de carreira em 3 passos.

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.