Recrutamento Interno: conheça 8 benefícios imperdíveis

O recrutamento interno pode ser uma excelente forma de começar os processos de seleção da sua empresa. Isso porque há muitas vantagens em identificar e atrair profissionais que já estão no seu quadro de funcionários para preencher novas vagas antes de abrir a oportunidade publicamente para todo o mercado.

Conheça as principais vantagens do recrutamento interno

1 – Aproveita e valoriza o capital humano da empresa

Iniciar o processo de seleção pelo recrutamento interno é uma forma clara de valorizar os profissionais que você tem em casa e dar oportunidade de crescimento para quem já cumpriu sua missão em determinada área ou função.

Quando bem estruturado, inclusive, o RI costuma ser uma das principais formas de os profissionais evoluírem na carreira, conseguirem um cargo mais alto e, consequentemente, um aumento de salário. Além disso, é uma excelente opção para redução do turnover.

 

2 – Evita brain drain da empresa

Outro benefício de recompensar talentos e promovê-los internamente é gerar uma cultura de lealdade e estabilidade. Afinal, é mais provável que os funcionários permaneçam na organização se virem que existe oportunidade de alcançar cargos e salários mais altos lá dentro, ou mudar de área quando sentirem a necessidade.

Com isso, as taxas de retenção tendem a ser melhores, o que evita uma fuga de cérebros de talentos (brain drain, no termo original) e proporciona maior retorno do tempo e dos recursos investidos em cada profissional.

 

3 – Motiva e aumenta a produtividade

Uma das vantagens mais intangíveis do recrutamento interno é levantar a moral da equipe e manter altos os níveis de motivação. Não é difícil imaginar o motivo. Quando uma pessoa sente que será recompensada pela dedicação e pelo trabalho árduo, é bem provável que se sinta mais engajada para dar o melhor de si.

Sem contar que quem é recrutado internamente tem mais probabilidade de ter conhecimento prévio das políticas e dos procedimentos da empresa, o que, no final das contas, significa que a pessoa deve compreender os requisitos do novo trabalho mais facilmente do que alguém trazido de fora e, assim, ser mais produtiva desde o início.

 

4 – É mais barato

O RI tem também o benefício tangível de ser mais barato por eliminar várias etapas do processo de recrutamento externo, como a divulgação da vaga, contratação de consultoria especializada e realização de inúmeras entrevistas, por exemplo. Tudo isso pode custar caro para organizações com alta rotatividade de pessoas.

 

5 – É mais rápido

O processo de seleção interna costuma ser mais rápido do que o tradicional porque, se os profissionais estão na empresa, não deve ser necessário checar referências, fazer testes de perfil ou personalidade, que já devem ter sido feitos quando a pessoa foi contratada. 

Além disso, a quantidade de pessoas entrevistadas deve ser bem menor. E as entrevistas também tendem a ser mais curtas e objetivas porque a trajetória do candidato na empresa fala por si. A performance que ele já apresentou fala mais sobre o seu potencial do que qualquer entrevista ou teste.

 

6 – Tem fit cultural garantido

Recrutar alguém que já faz parte do quadro de pessoas tem garantia prévia de fit cultural. Afinal, se o candidato já está na empresa é muito provável que esteja alinhado à cultura e aos valores.

 

7 – Economiza tempo e custo de treinamento

Estima-se que uma empresa gaste, em média, mais de US$ 1.000 por ano em treinamento para cada novo funcionário. Esse custo inclui o tempo que gestores e colegas devem empenhar no ensino e na demonstração dos requisitos do trabalho. Em um recrutamento interno, o funcionário já está familiarizado com os processos, metas, visão e “modo de fazer as coisas” da empresa.  Em alguns casos, a pessoa pode até estar familiarizada e ter realizado algumas das tarefas em sua função anterior. É o caso, por exemplo, de um Analista que é recrutado internamente para vaga de Coordenador(a). Já pensou nisso?

 

8 – Viabiliza os planos de sucessão

Um recrutamento interno bem estruturado também é uma forma interessante de preparar funcionários talentosos para ocuparem cargos mais altos à medida que se tornam disponíveis.  Esse planejamento de sucessão deve garantir que as pessoas certas estejam na posição certa no momento preciso para atingir as metas de negócios da organização.

 

Cuidados que melhoram a eficiência do recrutamento interno

Para garantir a eficiência do recrutamento interno e todos os benefícios que apontamos, é importante considerar os seguintespontos e tomar alguns cuidados.

 

Garantir que todos tenham o mesmo acesso às vagas internas

É essencial garantir que todos os funcionários da empresa tenham o mesmo acesso às informações sobre as vagas disponíveis e também a mesma oportunidade de se inscrever. Se essa regra não for respeitada, pode haver ressentimento entre os funcionários e percepções de favoritismo.

 

Não impedir a empresa de ter sangue novo

Outro ponto importante é garantir que o recrutamento interno não impeça a empresa de ter sangue novo nas veias. Há quem argumente até que ele cria uma resistência à mudança entre os funcionários e perpetua antigas formas de fazer as coisas. Para evitar que isso aconteça, é interessante complementar a contratação interna com a externa, dependendo do tipo de cargo e da existência de candidatos internos suficientes para preenchê-lo.

Como normalmente cada nova posição preenchida deixa uma posição antiga vaga, a organização vai precisar contratar externamente de qualquer maneira de tempos em tempos. Isso cria a oportunidade de injetar novas ideias e atitudes nas equipes.

 

Contar com ferramentas que auxiliem os processos seletivos internos

Por fim, o Recrutamento Interno só será uma forma vantajosa e ágil de contratar se a empresa contar com o apoio tecnológico necessário para viabilizar esses processos de acordo com as políticas internas.

Muitas empresas já utilizam ferramentas que checam as regras de elegibilidade no momento da candidatura, criam um canal de divulgação exclusiva das posições internas, respeitam a confidencialidade, entre outros recursos.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"