Resumo da palestra: I.Social – Os desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

A maior barreira que temos que transpor em uma empresa para a contratação de pessoas com deficiência é ainda o preconceito, comentam os fundadores da empresa I.social, Andrea Schwarz e Jaques Haber.

Em palestra no Auditório Fórum VAGAS, os consultores abordaram a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e trouxeram a reflexão de que muitas companhias ainda encaram essa contratação como cumprimento da lei de Cotas e acabam não apostando no potencial desses profissionais.

Isso reflete nas vagas que são oferecidas para esses profissionais, ainda muito restritas em cargos iniciais. Andrea diz “Se a empresa quer contratar, é importante que a acessibilidade seja para todas as deficiências, com isso a contratação acontece pelo melhor candidato para a vaga e não restrito a deficiência que ele tem”.

Andrea e Jaques da I.social falam sobre a inclusão de deficientes no mercado

Eles apresentaram ainda uma pesquisa de 2010 que mostra que os segmentos que mais contratam deficientes no Brasil são a indústria, serviço e administração pública. A pesquisa ainda aponta que os deficientes, ao procurar um emprego, priorizam os benefícios e ambiente oferecido pela empresa.

Haber e Andrea ressaltam que o princípio de igualdade é reconhecer as diferenças. Os portadores de deficiência possuem um histórico muito forte de exclusão e nem sempre conseguirão ter as mesmas experiências profissionais. O sucesso dessas pessoas na empresa está muito ligado ao acompanhamento do gestor que está diariamente em contato.

Por fim, lembram que a melhor forma de lidar com o deficiente é agir com naturalidade e bom senso.



Sorry, the comment form is closed at this time.