Comportamentos, êxitos e malogros – relações causais – Eugenio Mussak

O Fórum VAGAS na HSM 2016 foi aberto com uma palestra do professor Eugenio Mussak, que explorou as relações de causa e efeito entre comportamento, sucesso e fracasso no mundo corporativo.

Autor e especialista em desenvolvimento humano, ele tem se dedicado a estudar gestão de crise e, nesse tema, foca sua atenção aos fatores que levam as pessoas a agirem de maneiras tão distintas diante de uma mesma situação.

Para mostrar como isso acontece, ele trouxe dados de pesquisas realizadas pela Felipelli, Korn-Ferry e Lens & Minarelli que mostram as principais causas de demissão nas empresas. Em primeiro lugar, vem a dificuldade de relacionamento. “Tecnicamente, há hoje um nivelamento entre os profissionais. O que acaba desempatando é o comportamento”, afirmou Mussak. Outra importante causa de demissões é a ausência de liderança, vale dizer, a incapacidade de influenciar e inspirar pessoas. Em terceiro lugar, vem a falta de aderência à cultura organizacional e, por fim, a falta de atitude em relação à busca de aprimoramento técnico.

Nesse cenário ganha valor um conjunto de saberes que eleva os padrões profissionais e empresariais. A esse conjunto dá-se o nome de metacompetências. “Tudo é comportamento quando se trata de demissão e contratação de pessoas”, sintetizou. Confira, a seguir, os principais momentos de sua palestra:


 

Confira a palestra na integra:


Entrevista:


 



Sorry, the comment form is closed at this time.