Magazine Luiza – um caso de sucesso em recrutamento e seleção para franquias e redes

Se tem algo que intriga economistas do mundo todo é entender o que diferencia algumas empresas fazendo com que umas sejam bem-sucedidas e outras não. Sob este ponto de vista, a Magazine Luiza, rede de varejo  com sede em Franca, interior de São Paulo, se destacou pela grande expansão e crescimento, cujo faturamento aumentou 415% em dez anos em um setor que passou por crises que fizeram desaparecer grandes varejistas como Mappin e Mesbla.

A terceira maior rede do setor no país, atrás apenas da paulista Casas Bahia e da carioca Ponto Frio, e a segunda maior varejista on-line tem nas pessoas o fator chave desse grande sucesso. Um pesquisador da Harvard no Brasil, Ricardo Reisen de Pinho, resolveu estudar o diferencial que fazia essa rede de lojas ter um crescimento tão incomum.  “Há um conjunto de fatores que explica essa expansão”, afirma. “Entre eles estão liderança firme e capacidade de implantar medidas inovadoras”.

Em um setor em que é de extrema importância números como participação de mercado e volume de vendas, o que chama a atenção na estrutura da Magazine Luiza é o foco na qualidade do relacionamento com o cliente e na valorização de seus colaboradores.  A empresa consegue manter esses valores mesmo crescendo rapidamente. Para alcançar esse objetivo, a equipe da área de recursos humanos trabalhou bastante, muito no que diz respeito à contratação, mais especificamente em seleção e recrutamento, que precisava acompanhar a velocidade deste crescimento sem afetar a qualidade dos colaboradores.

Elizabeth Silveira, Coordenadora de Seleção e Carreira da empresa, explica que foi um caminho complexo atingir a excelência nessas metodologias, ainda mais em uma área na qual os gerentes têm pouco tempo e disponibilidade para fazer a gestão desses processos, necessitando de agilidade e simplicidade neste que é um dos pilares que sustentam o sucesso da Magazine Luiza.

Gerenciar uma marca com 780 lojas e mais de 20.000 funcionários não é uma tarefa simples, pois era complicado e demorado identificar os candidatos certos, não havia critérios de seleção, os gerentes não tinham tempo para criar filtros específicos que otimizariam e trariam mais assertividade nas seleções, alinhando o perfil do candidato à cultura da empresa.

Para solucionar estas adversidades, Elizabeth buscou no mercado opções que poderiam executar de forma pró-ativa tais atividades. Após pesquisar diversos métodos e nomes do mercado, encontrou a resposta do que precisava no VAGAS Redes, que segundo a Coordenadora se destaca pela usabilidade e eficiência. “Uma vaga criada em apenas dois cliques é realmente demais. Hoje a matriz define os critérios e os gerentes só lançam no sistema o cargo que precisam, recebendo uma lista já qualificada de candidatos que mescla as competências técnicas e comportamentais por meio do VAGAS ETALENT”.

Elizabeth afirma que a solução VAGAS Redes é versátil para atender diferentes necessidades de praças integrado a uma busca por geolocalização bastante assertiva. A implantação nas lojas foi simples, o acesso é feito através do Portal Luiza, com segurança em um sistema na nuvem e traz visualização limpa, intuitiva e de fácil navegação. O VAGAS Redes realiza uma triagem inteligente, com critérios de ranking e aderência de perfil comportamental, além de uma melhoria significativa na usabilidade do sistema tanto para os candidatos quanto para os gerentes.

Um dos grandes benefícios Elizabeth aponta é na qualidade e no volume dos candidatos, além dos ganhos em segurança que permite limitação de níveis de acesso e diversas funcionalidades que garantem a integridade nos processos. Ela também destaca a facilidade na gestão de processos seletivos com triagens automáticas, envio de testes etc. e em apenas dois meses de uso da solução, a rede obteve 87% de crescimento nos índices de contratação.

“A satisfação dos gerentes pela facilidade na usabilidade também foi bastante expressiva. O VAGAS Redes é de fato uma solução que contribui para que a Magazine Luiza consiga manter a cultura e valores em seus colaboradores, uma das características que mantém o sucesso de nossa expansão”, finaliza Elizabeth.



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