Tal Ben-Sharar fala sobre Psicologia Positiva no Fórum VAGAS

Tal Ben-Sharar no Fórum VAGAS

Um dos convidados mais esperados da HSM ExpoManagement 2014, o israelense naturalizado norte-americano Tal Ben-Sharar abriu o segundo dia de palestras do Fórum VAGAS nesta terça-feira. Seus cursos Psicologia Positiva e Psicologia da Liderança em Harvard, a universidade norte-americana de maior prestígio, atraem quase 900 alunos por ano, um recorde na instituição desde 2004. Em São Paulo, o estande e o auditório da VAGAS.com lotados comprovaram que sua popularidade aqui no Brasil também beira o de uma celebridade.

Autor de best-sellers traduzidos para mais de 25 idiomas, Ben-Shahar encantou a plateia com sua simpatia – fazendo diversas piadas que arrancaram risadas – e disposição para responder às perguntas no final da palestra. O professor começou brincando que está preocupado com o horário da palestra, “na hora do almoço e pessoas acabam dormindo”. “Mas tudo bem porque o sono é importante para a felicidade. Não vou acordá-los se dormirem”, disse. Mais risos.

Mas o que é a psicologia positiva, ele perguntou. “É focar no que é importante. Quando me perguntam qual é o meu segredo para a felicidade, digo que tenho três: realidade, realidade, realidade.” Jack Welch, conhecido por sua liderança e técnicas de gestão implementadas em uma das maiores empresas do mundo, a General Electric (GE), já dizia “Aprenda a encarar a realidade”, lembrou Ben-Sharar.

Ao longo da palestra, o professor fez várias referências a grandes pensadores e conhecedores da mente humana, como Homer Simpson (dos Simpsons), “o maior filósofo do século 20”, e Carrie Bradshaw, protagonista de Sex and the City, que, em um dos episódios do seriado, disse “comprar sapatos me faz feliz.”

Citou ainda Peter Drucker, “o homem que inventou a gestão” e que morreu recentemente aos 94 anos, ao lembrar que a mais comum fonte de erros na administração é a ênfase em achar as respostas certas ao invés de as perguntas certas. “A maior parte da realidade à nossa volta foi criada por nós mesmos através das perguntas que fazemos. São perguntas que nos machucam ou que nos fazem felizes. Imaginem a realidade que poderíamos criar juntos?”, refletiu.

Voltou a fazer a plateia rir quando disse que “o problema dos relacionamentos é que o seu parceiro não é perfeito. E o parceiro do seu parceiro também não”. Elogiou o modelo de gestão da VAGAS.com ao afirmar que na empresa “várias práticas de psicologia positiva devem ter sido adotadas”. No final, ainda teve tempo para tirar selfies com alguns fãs da plateia.

Continue acompanhando a cobertura do Fórum VAGAS aqui no site e nas redes sociais da VAGAS.com.



Sorry, the comment form is closed at this time.